Postalis mantém o menor custo per capita entre as EFPCs/ESI do país

Segundo levantamento da Previc, custo administrativo do Instituto por participante corresponde a R$ 28 ao mês

O relatório anual da Previc, órgão fiscalizador das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs), sobre despesas administrativas aponta que, mais uma vez, o Postalis se destaca com um dos menores custos aos participantes no País.

Em 2021, cada ativo, aposentado e pensionista do Instituto representou despesa de R$ 338,70 no ano, o que corresponde a R$ 28,22 ao mês. É o menor valor entre as 17 entidades que são consideradas sistemicamente importantes (ESI) pela Previc, ou seja, as que por seu porte possuem mais relevância para o segmento como um todo.

Como referência, neste grupo de ESIs a média de despesa per capita é de R$ 2.358,52 ao ano, ou R$ 196,54 mensais. O valor médio é quase sete vezes maior do que o praticado pelo Postalis, o que demonstra elevada eficiência operacional da estrutura atual da entidade, focada na prestação de serviços com qualidade, mantendo um rígido controle de gastos.

O indicador da Previc considera os custos administrativos – com pessoal, serviços de terceiros, treinamentos, viagens e outros que a entidade necessita para funcionar e atender seus participantes dividido pelo número total de participantes e beneficiários dos planos de previdência.

Clique aqui para acessar o relatório completo: https://www.gov.br/previc/pt-br/publicacoes/estudos/serie-de-estudos/11a-serie-de-estudos.pdf

Recadastramento de Aposentados 2022 inicia em agosto

No dia 01/08/2022 começa o processo de recadastramento de dados dos beneficiários de aposentadoria paga pelos planos de previdência PBD e Postalprev. O prazo vai até o dia 31/10/2022.

Acesse a página do recadastramento e realize os procedimentos necessários: https://www2.postalis.org.br/recadastramento. No caso de dúvidas consulte  o vídeo explicativo ou acesse o tutorial em formato PDF . Se preferir, acesse a gravação da LIVE no Youtube realizada no dia 24/08 (quarta-feira). Clique aqui!

Neste primeiro momento, o recadastramento será para ex-funcionários dos Correios. O recadastramento dos aposentados que são do patrocinador Postalis ainda não está disponível e será realizado posteriormente. 

O procedimento estava suspenso desde 2017. Manter o cadastro atualizado é uma necessidade para o Postalis, uma obrigação dos participantes e assistidos e uma segurança para seus familiares.

O recadastramento de aposentados 2022 inicialmente está disponível pelo link https://www2.postalis.org.br/recadastramento . A novidade deste ano é que todo o processo será realizado por meio digital tornando mais ágil e transparente o deferimento e as eventuais atualizações, gerando comodidade aos participantes.

Atenção! Para realizar o recadastramento, o(a) participante deverá possuir:

– Login de acesso ao site PostalisOnline – AUTOATENDIMENTO;
– Número de celular cadastrado em seus dados de contato(*);
– Hiscre (Histórico de Crédito), do mês de julho de 2022 ou superior, baixado do MeuINSS e em formato PDF; e
– Para os participantes que tiveram mudança no número de benefício concedido no INSS, deverão possuir a Carta de Concessão (completa) informando o novo número, que também poderá ser baixado no MeuINSS e em PDF.

(*) Para maior segurança, o número de celular só pode ser atualizado pela nossa central de atendimento (0800 879 0300).

A participação dos(as) aposentados(as) é obrigatória e a não realização dos procedimentos acarretará a suspensão dos pagamentos dos benefícios a partir do mês de novembro/2022.

Controladoria prepara elaboração do Orçamento 2023

Novo sistema deve aperfeiçoar o acompanhamento orçamentário

A Gerência de Controladoria – GCO realiza nos dias 26 e 27/07 o treinamento de 04 turmas de gerentes e colaboradores envolvidos no processo orçamentário.

O objetivo é apresentar o sistema Sentinela Orçamento e as diretrizes para a elaboração do orçamento 2023, aprovadas em 11/07/2022, considerando as premissas, o limite e os indexadores das despesas administrativas, as orientações para cada grupo orçamentário e os aperfeiçoamentos na elaboração.

O sistema Sentinela é uma ferramenta de controle estratégico da GCO, que intercepta e organiza dados do sistema legado Atena Prevnet. Ele possui funcionalidades que o Atena não dispõe e que permitirão análises mais aprofundadas e de forma mais precisa e segura.

O coordenador de Planejamento e Orçamento, Fernando de Oliveira, destaca que “mais do que orientar sobre as diretrizes e cumprir o cronograma, o objetivo é facilitar o trabalho das áreas e elaborar um orçamento mais cada vez mais preciso”. Dentre os aperfeiçoamentos no processo, está a mudança na forma de preparar o orçamento, antes feito por planilhas Excel, que agora será por meio do Sentinela Orçamento.

Programação:
Dia 26/07, das 9h às 11h30 (Turma 01) e das 15h às 17h30 (Turma 02)
Dia 27/07, das 9h às 11h30 (Turma 03) e das 14h às 16h30 (Turma 04)

GRP participa de curso de Formação em Emergência Emocional

Treinamento visa proporcionar conscientização, preparação emocional e a aplicação no ambiente organizacional.

Na manhã desta quarta-feira (20/07) aconteceu o treinamento “Formação em Emergência Emocional – S.O.S EMOÇÕES”, organizado pela Gerência de Relacionamento com o Participante – GRP e ministrado pela palestrante Dra. Albany Ossege.

O curso é dividido em 03 módulos presenciais com duração de 03 horas por encontro para que todos os colaboradores da gerência pudessem participar sem que o atendimento fosse afetado.

No último dia 13, os colaboradores tiveram a oportunidade de conhecer as teorias das emoções (psicanálise e psicologia positiva. Hoje, o 2º módulo tratará do Autoconhecimento (análise teórica no contexto pessoal). 

A gerente de Relacionamento com o Participante, Karina Dantas, ressalta a importância de incluir na estratégia empresarial o olhar genuíno para a emoção e a felicidade dos colaboradores. “Se queremos um atendimento de excelência precisamos primeiramente capacitar e cuidar da saúde dos nossos colaboradores,  isso inclui também as emoções envolvidas neste processo. São pessoas cuidando de pessoas. São as pessoas que atendem e entregam resultados”, destacou.

No dia 23/07 ocorrerá o 3º e último encontro com o tema: “Aplicando os preceitos basilares nas práticas de socorro emocional (acolhimento e equilíbrio das emoções em ambiente de trabalho)”.

Benefícios do Plano Postalprev serão reajustados

Reajuste será aplicado a partir de julho nos benefícios dos aposentados e pensionistas do Plano Postalprev, que optaram pelo recebimento do benefício vitalício.

Visando à preservação do valor real dos benefícios, conforme acontece anualmente, será aplicado o percentual previsto no regulamento.

O reajuste anual ocorre com a aplicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC acumulado desde o último reajustamento ocorrido em julho de 2021. O procedimento está baseado no art. 3º, inciso XXV e no art. 75 itens I e II do regulamento do Plano Postalprev.

Os valores dos benefícios concedidos e pagos pelo Postalprev serão reajustados, considerando a tabela a seguir, elaborada a partir da Data de Início dos Benefícios – DIB:

Equipe do Escritório da Previc em SP visita sede do Postalis

Encontro teve o objetivo de alinhar os tópicos de interesse com as áreas técnicas e conhecer as atuais instalações do Instituto.

Nesta segunda-feira (11), o Postalis recebeu a visita da equipe de fiscalização de acompanhamento da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc. O intuito dos supervisores era conhecer as instalações do Instituto já que o acompanhamento é feito por meio do Escritório de Representação em São Paulo (ERSP).
A equipe composta pelos auditores Peterson Gonçalves, Estevam Brayn, Clóvis Guimarães Coelho e Pedro Iwao Kakitani foi recepcionada no saguão de entrada do Postalis pela Diretoria-Executiva e os gerentes das áreas.

O presidente Paulo Humberto de Oliveira deu as boas-vindas aos visitantes e em sua fala ressaltou a importância da recuperação da imagem no período pós-intervenção. “Muito já foi feito em termos de recuperação de investimentos e capacitação dos profissionais. Tenho certeza de que estamos no caminho certo para o resgate da imagem do instituto”, destacou.

O auditor Peterson Gonçalves, Chefe Regional do ERSP, disse que “o intuito do órgão não é gerar recomendações, pontos de auditoria e nem aplicar autos de infração, e sim cooperar para a implantação e acompanhamento das melhores práticas do mercado”. Ele destacou que “resgatar a imagem do setor foi a missão naquela época de intervenção, e que hoje o Postalis já não nos traz preocupação”.
Ao comentar as melhorias pontuadas pelo presidente Paulo Humberto, Peterson Gonçalves acredita que a política de Recursos Humanos é um braço importantíssimo para a sustentabilidade de uma boa governança. “Uma rotina de seleção e contratação baseada em critérios técnicos deve ser a base para a melhoria contínua da mão de obra especializada que o setor de previdência precisa”, destacou.

Os supervisores da Previc fizeram um breve tour pelas dependências do Postalis e seguiram para a reunião de trabalho com a Diretoria-Executiva. Ao final do encontro, eles ainda conversaram com alguns gestores específicos que estão tratando de assuntos de interesse e acompanhamento do órgão fiscalizador.

Saiba quais são os Canais de Atendimento do Postalis

O modelo de atendimento que vem sendo construído, além de oferecer um serviço mais ágil, uniforme e de qualidade, tem como meta dar mais autonomia ao participante por meio do autoatendimento.

De forma a melhorar a utilização dos canais de atendimento aos participantes ativos, assistidos e pensionistas, o Postalis reforça que possui atualmente as seguintes opções disponíveis:

Central de Atendimento: 0800 879 0300.
Telefone exclusivo para as Entidades/Associações: 3003-3664 (apenas demandas coletivas).
Autoatendimento no Postalis Online: acessar por meio do link  https://postalisonline.postalis.org.br/index.action
Fale Conosco: registro de  solicitações, elogios ou reclamações – link  https://postalisonline.postalis.org.br/manterFaleConosco!carregarTelaAbrirChamado.action

Aplicativo Postalis: disponível nas versões Android e iOS.

No aplicativo os usuários podem:

• consultar contratos e limites de empréstimo;
• consultar e atualizar seus dados cadastrais;
• consultar suas contribuições e saldos de contas nos Planos BD e PostalPrev;
• Consultar comprovantes (contracheque, extrato para IR e resgate).

Para fazer o login, o participante deve informar o seu CPF e a mesma senha de acesso ao Postalis Online. Em seguida, receberá um SMS de confirmação, contendo uma senha que deverá ser inserida no aplicativo.

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code das lojas Android e iOS e baixe o aplicativo:

                        Apple (iOS)                                 Google Play (Android)