Informações sobre o Plano Postalprev

Diferenças contributivas dos Planos de Custeio 2022 e 2023 serão descontadas em 06 parcelas nas Folhas de março a agosto 2024

De acordo com a legislação que regula os fundos de pensão e o segmento de previdência complementar, anualmente é obrigatória a realização de avaliação atuarial dos planos de benefícios, bem como a elaboração dos respectivos Planos de Custeio.

Devido à aprovação das variações referente aos Planos de Custeio dos anos de 2022 e 2023, o Postalis irá aplicar a correção da taxa de “contribuição específica” desses anos em 6 parcelas, de março a agosto de 2024. Com isso, nesse período, os percentuais aplicados passarão de 0,30% para 0,42% (abril de 2022 a março de 2023) e 0,30% para 0,37% (abril de 2023 a março de 2024).

Entenda melhor:

Taxa de Contribuição Específica

A taxa de “contribuição específica” é destinada à cobertura dos benefícios de risco que integram o plano Postalprev, como por exemplo, auxílio-doença (afastamentos pelo INSS), invalidez, pecúlio por morte, pensão por morte etc. Destaca-se que esta contribuição não se confunde com àquela destinada à acumulação de recursos para a aposentadoria (parcelas P e K), denominada “contribuição básica”, cujos percentuais de contributivos são escolhidos pelo próprio empregado.

A correção da taxa de contribuição específica não se aplica aos aposentados e pensionistas, devido ao fato de suas reservas já contemplarem essas coberturas.

O Equilíbrio Técnico do Plano Postalprev

O plano Postalprev, ao longo dos anos, tem demonstrado constituir uma excelente oportunidade para os empregados que a ele estão filiados, tanto na formação das reservas para uma aposentadoria complementar, mediante a “contribuição básica” que é definida pelo próprio empregado, como também para garantir a sua segurança e de seus familiares, por meio dos benefícios de risco, cobertos pela “contribuição específica”.

O Postalprev é um plano saudável, superavitário, do qual participam 75.071 empregados, e que fechou 2023 com a marca de mais de R$ 9 bilhões de patrimônio.

IRPF 2024: fique alerta aos golpes cibernéticos

CTIR Gov recomenda atenção redobrada na hora de baixar o aplicativo da Receita

Segundo o alerta do Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov), foram identificadas campanhas maliciosas, valendo-se da importância do tema Imposto de Renda e do início do período de entrega da declaração, induzindo usuários a baixar e instalar aplicativos falsos a partir das diferentes lojas de aplicativos para dispositivos móveis (Google Play Store para dispositivos Android ou App Store para dispositivos iOS).

O Postalis enfatiza que todas as informações, orientações e programas referentes ao IRPF estão publicados exclusivamente no endereço oficial da Receita Federal do Brasil (RFB), disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda

Os aplicativos oficiais da RFB para aparelhos celulares estão disponíveis em:
https://apps.apple.com/br/app/receita-federal/id1558883724

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.economia.receita.rfb

Recomendamos que redobrem os cuidados em relação a ataques de engenharia social, boas práticas de navegação segura na Internet, utilização segura de dispositivos móveis e tentativas de phishing utilizando a temática IRPF.

IRPF 2024: Postalis orienta participantes sobre entrega da Declaração

Começa hoje o período de entrega para a declaração do Imposto de Renda em 2024

O prazo se encerra no dia 31/05 e as suas contribuições ao Postalis também deverão constar das informações preenchidas na declaração. Participantes, aposentados e pensionistas que receberam benefício de Auxílio-doença, Pensão Alimentícia descontada em folha, e ainda, ex-participantes que receberam Resgate ao longo de 2023 precisam declarar IRPF 2024.

A declaração é obrigatória para o contribuinte com rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 no ano passado. As regras e as novidades deste ano estão disponíveis no site da Receita.

O Instituto fornece toda a orientação necessária para que você evite cair na malha fina. Acompanhe as nossas plataformas e fique por dentro das informações, afinal de contas, o Postalis existe para facilitar a sua vida.

Clique e veja mais informações: https://www.postalis.org.br/informe-de-rendimentos-2023-irpf-2024-veja-como-obter/

Postalis participa da LIVE da Adcap Nacional sobre o PED 2020

Entidade representativa toma iniciativa para esclarecer seus associados e  sanar as principais dúvidas sobre o futuro do PBD.

A Diretoria Executiva e técnicos do Postalis participaram na noite desta quarta-feira (13), de live transmitida pelo canal no YouTube da Adcap Nacional – Associação dos  Profissionais dos Correios, esclarecendo os pontos principais do Plano de Equacionamento de Déficit (PED) do Plano de Benefício Definido (PBD).

A live apresentou os procedimentos de aprovação do PED, detalhando as datas e exigências cumpridas, mostrando o histórico de resultados técnicos do PBD desde 2015 até novembro de 2023, quando o PED foi implementado, e fazendo uma síntese das mudanças no regulamento do plano. Ambos os regulamentos, o novo e o antigo, estão disponíveis no site do Postalis (clique aqui). Na área restrita, acessada por senha pelos participantes e assistidos, também há um quadro comparativo com cada item alterado.

Na sessão de perguntas e respostas, foram esclarecidos temas como a abrangência do equacionamento (que é total, com ele o plano voltou ao equilíbrio e iniciou 2024 sem déficit), sobre os prazos de pagamento das contribuições extraordinárias (a princípio vitalícias, mas que podem ser reduzidas ou mesma extintas a depender dos resultados futuros do plano) e sobre os cálculos das alíquotas (feitos e revisados por consultorias especializadas), entre outros.

Clique aqui e assista a LIVE na íntegra:  https://www.youtube.com/watch?v=o9eT_hyDn3I

Clique aqui e assista a live do POSTALIS na íntegra e compartilhe o link com outros participantes e assistidos do PBD: https://www.youtube.com/watch?v=o9eT_hyDn3I

Diretoria do Postalis prestigia seminário de 15 anos da Previc

Instituto contribui para o setor de forma estratégica ao pensar e atuar como uma das maiores entidades de previdência fechada do País

A Diretoria-Executiva do Postalis, composta pelo presidente, Camilo Fernandes dos Santos, o diretor de Gestão Previdencial, Walison de Melo Costa, e o diretor de Investimentos, Carlos Alberto Zachert, participa nesta quarta-feira (13/03), em Brasília, do seminário promovido pela Previc – Superintendência Nacional de Previdência Complementar.

Foto: Giovana Bellingrodt/Previc
Foto: Giovana Bellingrodt/Previc

O evento celebra 15 anos de fundação da autarquia e conta com as presenças do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, do ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, do diretor-superintendente da Previc, Ricardo Pena, além dos presidentes das associações que representam as Entidades de Previdência Complementar (Abrapp) e os participantes de planos de previdência (Anapar), Jarbas Antônio de Biagi e Marcel Barros, respectivamente.

Como uma das maiores entidades de previdência fechada do País, o Postalis contribui para pensar o setor de forma estratégica. “Estamos aqui para debater o fomento à previdência complementar fechada, segurança jurídica, investimentos sustentáveis e as evoluções tecnológicas e institucionais em curso para aumentar a eficiência do sistema, sempre em prol de melhores serviços para nossos participantes e assistidos”, afirma o presidente Camilo dos Santos.

O setor de previdência complementar é responsável pela gestão de R$ 1,26 trilhão, cerca de 12% do PIB do Brasil, e é formado por 271 entidades. Elas abrigam 8,3 milhões de participantes, assistidos e dependentes que, apenas em 2023, receberam R$ 101,4 bilhões em benefícios.

Abrapp parabeniza Postalis pela Semana de Educação Previdenciária e Financeira

Diretor-presidente escreve que ações estão alinhadas às da associação pelo fomento do segmento

A Semana de Educação Previdenciária e Financeira (SEPF) realizada pelo Postalis em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro recebeu o reconhecimento público da associação que representa o segmento de fundos de pensão no Brasil, a Abrapp. Em carta, o Diretor-Presidente da associação, Jarbas Antônio de Biagi, parabenizou o Instituto “pelo êxito alcançado”, segundo ele, “um sucesso fácil de prever considerando não apenas os resultados conseguidos nas edições anteriores do evento, mas especialmente levando em conta a reconhecida capacidade realizadora do Instituto.”

A Abrapp também destacou o alinhamento das ações do Postalis com o esforço da associação de ampliar as chances de fomento da previdência complementar fechada no Brasil. “Recebemos esse reconhecimento com enorme satisfação pois é mais uma sinalização de que o Postalis voltou a ser uma entidade respeitada no mercado, devido a uma gestão ética e voltada para os participantes e assistidos, razão de ser do Instituto”, afirma o presidente do Instituto, Camilo Fernandes dos Santos.

O sucesso desses eventos só é possível graças a parceria entre Postalis e a patrocinadora Correios. “Trata-se de uma iniciativa que veio após o entendimento entra a direção das duas entidades sobre a necessidade de valorizar cada vez mais o participante, seja ele assistido ou da ativa”, finaliza.

“Nosso objetivo é, justamente, ampliar a compreensão sobre este benefício que é tão importante para trabalhadores e que não pode ficar restrito a pessoas mais acostumadas com investimentos”, avalia o diretor de Investimentos do Postalis, Carlos Alberto Zachert.

“O interesse das pessoas, lotando os auditórios e fazendo perguntas, demonstra que a demanda por informação de qualidade e transparente é grande, então estamos no caminho certo”, completa o diretor de Gestão Previdencial, Walison de Melo Costa.

Postalis lança edital para eleições nos Conselhos Deliberativo e Fiscal

Chapas poderão se inscrever de 11 a 18/3 para representar participantes na administração do Instituto

A Comissão Eleitoral do Postalis divulgou hoje o edital com as regras para as eleições diretas de representantes de participantes na administração do Instituto. Serão duas vagas de titulares para o Conselho Deliberativo e uma para o Conselho Fiscal, cada posto com seus respectivos suplentes. As chapas poderão se inscrever de 11 a 18/3 e a votação, em turno único, será aberta no dia 29/4 e vai até o dia 6/5, às 18h, horário de Brasília/DF. 

O edital, juntamente com o regulamento, calendário eleitoral e formulários, estão disponíveis no hotsite das eleições: https://postalis2024.eleja.com.br/. Neste mesmo endereço serão divulgados os currículos e propostas dos candidatos (no campo Palanque) e será realizada a votação, totalmente online. As chapas inscritas poderão fazer campanhas no período de 28/3 até às 18h do dia 6/5.

Terão direito a voto todos os participantes e assistidos dos planos PBD e/ou Postalprev que estejam com seus dados cadastrais atualizados no Instituto até o dia 23/4. Por isso, é muito importante que os eleitores confiram os seus dados cadastrais no Postalis Online (https://postalisonline.postalis.org.br/), ou entrem em contato pela Central de Atendimento, pelo telefone 0800 879 0300. Cadastros feitos após as 18h do dia 23/4 não estarão aptos a participar da votação.

O voto é facultativo e secreto e, para garantir a segurança do procedimento, cada eleitor receberá uma senha individual para usar no hotsite no período de votação.  As chapas que somarem mais votos em cada colegiado serão declaradas vencedoras.

De forma democrática, a Comissão Eleitoral é formada por membros do Postalis, Correios e associações que representam participantes e assistidos: ADCAP, FENTECT, FINDECT e FAACO. Estes membros são responsáveis por acompanhar todo o processo. A apuração será feita na sede do Instituto, em Brasília, na presença de todos os integrantes da Comissão, e divulgados assim que encerrado o período eleitoral, de forma prévia. Será disponibilizado um período de recursos e, após os trâmites necessários e a realização de auditoria independente, os resultados serão anunciados de forma definitiva.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: comissaoeleitoral@postalis.com.br

Acompanhe os canais de comunicação do Postalis para ficar informado sobre todas as etapas. E não deixe de exercer seu direito de votar e escolher seus representantes nos Conselhos do Instituto.