Plano de Custeio prevê novos percentuais de contribuição

Descontos serão aplicados após a aprovação dos Correios e SEST e se referem ao período compreendido entre abril/2022 e março/2023.

Em cumprimento à determinação para reavaliação anual das obrigações de cada plano de benefícios, o Conselho Deliberativo do Postalis aprovou em março de 2022 as alterações dos percentuais contributivos.

Para o PBD Saldado as mudanças atingem somente as contribuições extraordinárias. No caso do Postalprev as majorações impactam as contribuições para cobertura de benefícios de risco e saldo projetado.

A observância destes dispositivos é indispensável para o equilíbrio atuarial e a solvência dos planos de previdência administrados pelo Postalis.

Os descontos somente poderão ser efetuados após a aprovação pelo Patrocinador Correios e pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). Após essa aprovação, a cobrança ocorrerá retroativamente a abril de 2022, nos moldes já realizados com as alterações de 2020 (clique e saiba mais).

PBD
E o Plano de Custeio do PBD para 2021 que ainda não foi aplicado?

O plano de custeio do PBD para 2021 ainda não foi aprovado pela SEST e se refere ao período de abril de 2021 a março de 2022. Ele prevê a alteração do percentual das contribuições extraordinárias de 18,39% para 18,81%.

Importante ressaltar que, após concluído o processo de aprovação, o Postalis realizará o acerto de contas retroativo. Por esse motivo, o percentual que está sendo praticado ainda é o do plano de custeio anterior (2020) e que estabelece o percentual de 18,39%.

O que muda no PBD para 2022?

O percentual da contribuição extraordinária passará de 18,81% para 19,93%, considerando a vigência compreendida entre abril de 2022 e março de 2023. Essa alteração se aplica aos assistidos e pensionistas, bem como, à contrapartida do patrocinador Correios.

Lembrando que a cobrança somente será realizada após a aprovação da proposta pela SEST e será retroativamente aplicada.

Aproveite para conhecer as etapas da solução aprovada pelo Postalis para o equacionamento do Plano BD Saldado clicando aqui .

POSTALPREV
O que muda no Postalprev?

O plano de custeio 2022 propôs um aumento da alíquota incidente sobre os salários de participação dos ativos e autopatrocinados, a ser aplicada também na contrapartida do patrocinador Correios.

O desconto passará de 0,3% para 0,42%. Ele ocorre para cobertura dos benefícios de risco (parcela BR) e saldo projetado (parcela SP), que se referem a auxílio-doença, pecúlio, pensão por morte, aposentadoria por invalidez e benefício mínimo. Essa alteração não se aplica a aposentados e pensionistas.

Assim como no PBD, a cobrança da nova alíquota somente será efetivada após aprovação pelo patrocinador Correios e pela SEST, devendo ocorrer o acerto de contas retroativo a abril de 2022.

Entenda o processo de aprovação dos Planos de Custeio
O processo de aprovação do plano de custeio do Plano de Benefício Definido (PBD) e do Plano Postalprev de 2022 foi iniciado em março passado, tendo sido aprovado pelo Conselho Deliberativo do Postalis.

Feito isto, a proposta seguiu para apreciação da Diretoria e do Conselho de Administração dos Correios.

Após essa fase, será necessário submeter à ciência e análise do órgão supervisor do patrocinador, o Ministério das Comunicações, e por fim, à aprovação pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST).

Eleições Postalis 2022: dados cadastrais devem ser atualizados até 11 de maio

Código de validação do voto digital será encaminhado para telefone e e-mail do participante.

Após o dia 11/05, por questões de segurança, a base de dados cadastrais será “congelada” e o sistema de votação não reconhecerá mais qualquer atualização cadastral. Isto inviabilizará o recebimento da senha de votação pelo solicitante, impedindo que o eleitor exerça seu voto.

Nas eleições passadas (2020), de um total de 117 mil participantes aptos a votar, somente 8.417 proferiram seus votos, representando apenas 7,19% do total geral. Para haver uma maior representatividade nos órgãos máximos do Instituto é necessário o engajamento de todos!

O período de votação será do dia 17/05 até o dia 23/05/2022, às 18 horas (horário de Brasília). Neste pleito, os eleitores escolherão um representante para membro do Conselho Deliberativo e outro para o Conselho Fiscal (e respectivos suplentes).

Na aba PALANQUE do Eleja (https://postalis2022.eleja.com.br), já se encontram publicadas as chapas concorrentes, com as fotos dos seus componentes (titular e suplente), bem como os minicurriculos e as plataformas de campanha.  Confira!

Acompanhe o hotsite das eleições para saber mais sobre o processo eleitoral, a instrução para gerar a senha de votação, como votar, o votômetro e o resultado da eleição.

Participe!

Concessões de empréstimo ocorrerão duas vezes por semana

A partir do mês de maio, os pagamentos dos créditos de concessão ocorrerão em dois dias da semana*, conforme a tabela abaixo:


*vide Cronograma de Empréstimo

O Postalis traz mais uma facilidade para o serviço de empréstimo. Aproveite e faça sua simulação de crédito no Postalis Online. Consulte o Calendário ANUAL da Carteira de Empréstimo e se programe com antecedência.

Aproveite o empréstimo consignado do Postalis com consciência e parcimônia. Clique aqui e assista o vídeo com uma dica importante sobre este beneficio!

RAI 2021 do Postalis é aprovado e publicado no site

O Relatório Anual de Informações – RAI  apresenta os resultados dos investimentos, as demonstrações contábeis e respectivas notas explicativas, além dos pareceres que aprovaram as contas do Instituto neste período.

A edição 2021 traz ainda dados sobre a situação econômico-financeira dos planos, mudanças significativas na estrutura da organização, melhorias na governança e na gestão estratégica, bem como, sobre a recuperação de ativos que compõem o patrimônio do Postalis.

Acesse o relatório e acompanhe de perto os resultados da importante mudança pela qual o fundo de pensão vem passando para honrar com o compromisso de garantir um futuro tranquilo para os mais de 130 mil participantes.

Clique para acessar o RAI 2021

Comunicado – Feriado

Informamos que em virtude dos feriados de Tiradentes e Aniversário de Brasília, não haverá expediente no Instituto nos dias 21 e 22/04.
Retornaremos na segunda-feira, a partir das 8h.
Ressaltamos que o autoatendimento no Postalis Online continuará funcionando normalmente.

Desejamos a todos um bom feriado!

Eleições Postalis 2022 – Palanque eleitoral publicado no portal Eleja

Já se encontram publicadas no Eleja (postalis2022.eleja.com.br), na aba PALANQUE, as formações das chapas concorrentes (titular e suplente), os minicurriculos e as respectivas plataformas eleitorais.

Conforme o Calendário Eleitoral, a partir da publicação da lista de inscrições registradas, as chapas e/ou os eleitores terão até o dia 25/04 para solicitar a impugnação de candidaturas.

O período para votação será do dia 17/05 até o dia 23/05/2022, às 18 horas (horário de Brasília), conforme previsto no Calendário Eleitoral.

Acompanhe no Eleja as notícias e as informações sobre o processo eleitoral. Lá, você terá acesso as orientações sobre como gerar a senha de votação, como votar e poderá consultar o Votômetro além de conhecer os vencedores.

Seu engajamento é muito importante.

Participe!

Postalis participa do 95° CONREP/FAACO

Na quarta-feira (06/04), o presidente do Postalis, Paulo Humberto Cesar de Oliveira, juntamente com o Diretor de Gestão Previdencial, Carlos Alberto Zachert, e a Gerente de Relacionamento com o Participante, Karina Dantas, estiveram em São Paulo, para participar do 95° CONREP da FAACO (Federação dos Aposentados, Aposentáveis e Pensionistas dos Correios e Telégrafos). O evento é promovido anualmente pela Federação e tem como objetivo reunir seu Conselho de Representantes e Delegados, além de convidados, para tratar de assuntos pertinentes às associações de aposentados e seus associados. O encontro ocorreu durante os dias 05, 06 e 07 de abril.

Atendendo ao convite do presidente da Federação, Antônio Fernandes, o presidente Paulo Humberto e o diretor Carlos Alberto aceitaram de imediato a participação no evento e consideraram uma ótima iniciativa da FAACO, uma vez que seria mais uma oportunidade para o Instituto prestar todas as informações solicitadas, com toda a transparência.

Na oportunidade, os dirigentes do Postalis conversaram com os presentes, respondendo às perguntas apresentadas e debatendo sobre diversos assuntos da atualidade do Instituto, tais como: o cenário atual em relação ao TAC e ao novo plano de benefícios CD, a necessidade imediata de equacionar o déficit, as ações em andamento de melhoria nos serviços do Instituto, o retorno das operações de empréstimo, fizeram um breve resumo sobre o balanço de 2021 e deixaram à disposição os canais de atendimento, bem como foi informado o telefone exclusivo para suporte aos presidentes das associações.

Ao final, todos seguiram para um delicioso almoço, oferecido pela anfitriã, quando o presidente Paulo Humberto declarou se sentir muito honrado com a participação e colocou a equipe do Instituto à disposição para quaisquer outros esclarecimentos

]
Foto registrada em visita a sede da FAACO Da direita para a esquerda: Karina Dantas,
Antônio Henrique Fernandes , Paulo Humberto de Oliveira e Carlos Alberto Zachert