Na última terça-feira, dia 10/01/2012, o Postalis realizou a sua primeira Audiência Pública. A reunião aconteceu na sede do Postalis em Brasília e teve como objetivo colher sugestões de melhoria ao Estatuto Social do Instituto.O Conselho Deliberativo do Postalis pretende, com esta iniciativa, promover a aproximação com participantes e assistidos, democratizar a gestão e dar transparência ao processo de mudança do Estatuto.
A audiência tratou das sugestões de melhoria enviadas ao Instituto por participantes, assistidos e entidades representativas no período de 26/12/2011 a 09/01/2012 e estendeu o prazo para envio de novas propostas até o dia 20/01/2012.
A reunião foi conduzida pelo Diretor de Seguridade Sinécio Jorge Greve, como Presidente da Mesa Diretora. Um auditório lotado de participantes, assistidos, membros de entidades sindicais e representativas como FAACO, ADCAP, Fentect, Abraco, Sintect, entre outras, tomou conhecimento das sugestões apresentadas até o momento e teve a oportunidade de ouvir do Presidente do Conselho Deliberativo, Ernani de Souza Coelho, as razões que levaram à realização da audiência e quais serão os procedimentos para a continuidade do processo de alteração do Estatuto.
Ernani afirmou que o Estatuto necessita ser atualizado e aprimorado a fim de dar mais segurança aos participantes, assistidos e à patrocinadora.
A próxima etapa será a compilação das sugestões que tratarem de assuntos relacionados ao Estatuto para apreciação da Diretoria Executiva do Postalis, Conselho Deliberativo e Patrocinadora consecutivamente. O conteúdo das alterações propostas deverá ser divulgado para participantes e assistidos com antecedência de 30(trinta) dias da remessa do documento para aprovação da Previc – Superintendência de Previdência Complementar, possibilitando assim, a análise das alterações antes de sua aprovação pelo órgão fiscalizador.