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Resultado da Pesquisa de Satisfação 2017

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Principais indicadores apresentam melhoras em relação aos anos anteriores.

No dia 20 de dezembro, Felipe Menezes, da empresa Bridge Research, apresentou os resultados da pesquisa de satisfação 2017 aos colaboradores do Postalis, em Brasília.

A Pesquisa foi realizada entre os meses de setembro e outubro de 2017.  Foram respondidos 1.119 questionários, buscando compor uma amostra representativa dos mais de 110 mil participantes do Postalis. A consulta aos participantes completou sua 12ª edição.

A Pesquisa de Satisfação continua sendo uma importante fonte de informação estratégica para o Postalis, mesmo neste momento de intervenção. Através da análise dos indicadores, a equipe de gerentes e assessores pode planejar ações de melhoramento e levar ao conhecimento do interventor, que determinará os procedimentos a serem adotados.

Os assuntos tratados na enquete abrangem a administração do Postalis, a comunicação institucional, o atendimento, o processo de concessão de benefícios e empréstimos, o programa de educação financeira e previdenciária, além de traçar um perfil financeiro e previdenciário dos participantes.

Os principais indicadores apresentaram melhora na avaliação dos participantes em relação aos resultados de 2016, indicando uma importante reversão na tendência de queda que vinha sendo apurada nos anos anteriores. Nesta última edição, de modo geral, houve um aumento do Grau de Concordância, ou seja, na soma dos resultados Ótimo e Bom.

Questões como a avaliação do site e do Jornal do Postalis tiveram variação positiva do Grau de Concordância da ordem de 6,1 pontos percentuais em relação ao ano anterior. O Relatório Anual de Informações obteve um aumento de 5,6 p.p. Outro item que mostrou uma melhora na avaliação foi o Postalis Online, que ficou 7,3 p.p acima da avaliação do ano anterior.

Um dado importante foi a mudança positiva na avaliação de percepção de valores como Transparência, Confiabilidade  e Sustentabilidade.

Os participantes assistidos continuam sendo o grupo que melhor avalia o Instituto, com 51% dos entrevistados declarando-se satisfeitos com os produtos e serviços prestados pelo Postalis, enquanto 37% dos participantes ativos declararam-se atendidos em relação às suas expectativas.

A enquete trouxe outros dados que reforçam a percepção de mudança na imagem do Instituto para os participantes. Perguntados sobre as palavras que mais se identificavam com o Postalis as mais mencionadas foram: aposentadoria e futuro, substituindo palavras de conotação negativa que prevaleciam nos anos anteriores.

Veja abaixo o quadro-resumo dos principais tópicos da Pesquisa, abaixo:

pesquisa_2017

Para saber mais:

Resultado Completo da Pesquisa

Para dados da Pesquisa de 2016, consulte:

https://www2.postalis.org.br/resultado-da-pesquisa-de-satisfacao-2016/

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