Notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Postalis

Postalis tem novo Diretor-Presidente

Imprimir e compartilhar

Tomou posse nesta segunda-feira, dia 02/04, o novo Diretor-Presidente do Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos – Postalis, Antonio Carlos Conquista. A solenidade ocorreu na sede do Postalis, em Brasília, e contou com a presença de toda a diretoria da ECT, membros dos Conselhos Fiscal e Deliberativo, presidentes de fundos de pensão, representantes do Governo Federal e funcionários do Instituto.

Na ocasião, foi dada simbolicamente a posse do Diretor-Financeiro Ricardo Oliveira Azevedo, cuja nomeação foi aprovada pelo Conselho Deliberativo em reunião extraordinária no dia 15/02/2012.

Durante o evento, o novo Diretor-Presidente, Antonio Carlos Conquista, agradeceu a indicação ressaltando que irá trabalhar muito para honrar a escolha para o cargo. Conquista destacou que tem como meta “assegurar a cada participante do Postalis o pagamento dos seus benefícios para fazer frente aos seus compromissos e as suas despesas mensais”. Para esta tarefa, conta com o apoio da patrocinadora, dos Conselhos e dos funcionários do Postalis.

O Diretor-Presidente que deixou o cargo, Alexej Predtechensky, fez um balanço dos seus 06 anos à frente do Postalis, destacando no seu discurso de despedida, especial menção ao quadro de colaboradores do Instituto. Alexej afirmou que gerir o Postalis foi uma das experiências mais marcantes da sua vida profissional, destacando que no tempo em que esteve à frente do Instituto, perseguiu com todos os meios a meta de manter o Postalis adequado à modernidade pregada pela legislação brasileira que rege os fundos de pensão. Considerou o saldamento do Plano BD – Benefício Definido como sendo o ponto alto da sua gestão, além da implantação de diversas áreas no Instituto, como a Assessoria de Compliance, a Gerência de Cadastro, a Ouvidoria e a Assessoria de Comunicação. O lançamento do Universo Postalis e do Postalis Online completam as ações, buscando a agilidade e a melhoria no atendimento e no contato com os participantes.

 

Da esquerda para a direita: Wagner Pinheiro - Presidente da ECT; Ricardo Oliveira Azevedo - Diretor Financeiro; Antonio Carlos Conquista - novo Diretor-Presidente e Ernani Coelho - Presidente do Conselho Deliberativo.
Da esquerda para a direita: Wagner Pinheiro – Presidente da ECT; Ricardo Oliveira Azevedo – Diretor Financeiro; Antonio Carlos Conquista – novo Diretor-Presidente e Ernani Coelho – Presidente do Conselho Deliberativo.

O Presidente do Conselho Deliberativo, Ernani de Souza Coelho, ressaltou em seu discurso de boas vindas ao novo Diretor-Presidente que o “desafio agora é manter a confiança dos participantes em nosso fundo de pensão.” Ernani disse que o plano BD saldado tem desafios a superar em relação às demandas judiciais de alguns participantes, mas com a ajuda dos conselheiros eleitos, estão buscando saída para esta questão, inclusive com a nomeação por parte da ECT, de uma comissão paritária para estudo destas ações, o que trará um conforto jurídico e uma tranquilidade para os envolvidos. Destacou a revisão do Estatuto do Postalis como parte de um processo mais democrático e transparente. Por fim, ressaltou que a meta é aperfeiçoar o PostalPrev para torná-lo ainda mais adequado para ser o plano que garantirá o futuro dos ecetistas.

O Presidente da patrocinadora, Wagner Pinheiro de Oliveira, ao discursar disse que a diretoria da ECT considera muito importante o Postalis, tanto é que, todos os vice-presidentes fizeram questão de estar presentes para deixar claro o apoio ao Instituto. Disse que a indicação do nome de Conquista foi baseada em seu currículo, experiência,dedicação profissional e em seu engajamento nos projetos de fortalecimento e profissionalização dos fundos de pensão.

Wagner ressaltou que “nos últimos dez anos, houve uma mudança enorme na gestão dos fundos, sendo quase uma revolução no setor de previdência complementar no Brasil.” Ele destacou que foi necessário, à gestão que se encerra, coragem administrativa para mudar os estatutos e rever suas premissas atuariais, diante da necessidade de garantir o dinheiro para honrar os compromissos com os participantes que cada vez vivem mais. Wagner frisou que uma das tarefas da nova diretoria é a atualização do Estatuto possibilitando a eleição de diretores para conduzir o Postalis. “Os trabalhadores têm todas as condições de participar não só dos Conselhos, mas da Diretoria Executiva dos seus fundos de pensão”. Destacou que o presidente do Conselho Deliberativo, Ernani de Souza Coelho, conduz uma comissão constituída pela ECT, Previc, Tesouro Nacional, Postalis e Ministério das Comunicações para trabalhar e solucionar a questão da RTSA – Reserva Técnica de Serviço Anterior. “Nós estamos empenhados em dar maior tranquilidade a todos os participantes do Postalis.” 

É expectativa da patrocinadora que o Instituto participe dos investimentos que contribuam com a infraestrutura e o fortalecimento do desenvolvimento econômico social do país desde que garantam a aposentadoria dos seus participantes, reforçou Wagner Pinheiro. “Os fundos de pensão tem governança própria. A Patrocinadora está representada nos Conselhos Deliberativo e Fiscal. E também está representada na Diretoria Executiva.” Portanto, a ECT espera empenho e dedicação profissional e em contrapartida preza pelo cumprimento do Estatuto no que diz respeito ao mandato de seus integrantes. Encerrou dizendo que a patrocinadora busca a parceria do Postalis em investimentos futuros, sempre dentro das regras que regem os fundos e a ECT.

Dentre os presentes estavam a Chefe de Gabinete do Ministro da Pesca e Aquicultura, Margareth Cabral, representando o Ministro Marcelo Crivella, o Secretário Executivo do Ministério, Brigadeiro Átila Rocha e o Secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca, Eloy de Souza Araújo. Os fundos de pensão foram representados pelo Presidente da Petros – fundo de pensão da Petrobras – Luís Carlos Fernandes Afonso e seus diretores Carlos Fernando Costa e Nilton Carneiro da Cunha; pelo Diretor de Participação da Funcef – fundo de pensão da CAIXA – Carlos Borges, representando o Presidente Carlos Alberto Caser, e o Diretor eleito de Planejamento e Controladoria, Antônio Bráulio de Carvalho; e pelo Diretor Executivo da Geap, Carlos de Andrade Santos. Também marcaram presença o Diretor de Controle do BRB, Jorge Luiz Gouvêa e o Representante da FENTECT, Francisco José Nunes (Kiko).

Antonio Carlos Conquista é paulista da capital. Casado e pai de 06 filhos, é formado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá. O novo dirigente do Postalis exercia, há pouco mais de um ano, o cargo de Secretário de Infraestrutura e Fomento do Ministério da Pesca e Aquicultura. Conquista foi funcionário do Banespa por 25 anos, onde exerceu várias funções. Em 2000 foi eleito Diretor Administrativo da Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo – CABESP, onde ficou até 2003. Seguindo sua trajetória no segmento de previdência, Conquista atuou na Petros – Fundação Petrobras de Seguridade Social, como de chefe de Gabinete do então Presidente, de 2003 a 2007, e como Gerente Executivo de Administração no período de 2007 a 2009. No Período de 24/11/2009 a 05/11/2010, atuou como Diretor Executivo na Fundação de Seguridade Social (GEAP).

Fale conosco

Entre em contato para esclarecer suas dúvidas sobre os Planos e benefícios do Postalis.

Central de Atendimento

0800 879 0300

Sede do Postalis

Centro Empresarial Brasília Shopping
SCN, Quadra 05, Bloco A, Torre Sul – sala 401
Asa Norte – CEP 70.715 – 900
Brasília – Distrito Federal

CNPJ: 00.627.638/0001-57

Horário de atendimento: 8:00 às 18:00.

Telefone: 3003-3669

@2022 Postalis. Todos os direitos reservados.

logo_freepik-branca