A partir do mês de junho todas as correspondências do Postalis, emitidas pela print-center, sairão com o selo da certificação “Forest Stewardship Council” – FSC Brasil. Esse selo indica que tanto a madeira, quanto a fabricação do papel são oriundos de processos produtivos manejados de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável.
Criado em 1993, como resposta às preocupações sobre o desmatamento global e o destino das florestas mundiais, a certificação surgiu como uma forma de controle das práticas produtivas florestais, por meio da valorização,o mercado dos produtos originados de manejo responsável das florestas.
Um grupo formado por empresas e organizações sociais e ambientais do mundo todo iniciou as negociações para a criação de uma entidade independente que estabelecesse princípios universais para garantir o bom manejo florestal.
Desde então, o FSC se tornou o sistema de certificação florestal de maior credibilidade internacional e o único que incorpora de forma igualitária os interesses de grupos sociais, ambientais e econômicos.
Atualmente, o Brasil possui 7,249 milhões de hectares certificados na modalidade de manejo florestal e envolve 95 operações de manejo, entre áreas de florestas nativas e plantadas. O país ocupa o 5º lugar no ranking total do sistema FSC.
Glauco Milhomem Balthar, gerente de Tecnologia do Postalis, ressaltou o fato de a iniciativa contribuir para a sustentabilidade do planeta, sem nenhum custo adicional para o Instituto.