Notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Postalis

Postalis apresenta a Associações as melhorias na governança e na gestão de investimentos

Imprimir e compartilhar

A diretoria executiva do Postalis apresentou nesta quarta-feira (27/09) as informações sobre o processo de investimentos, governança e gestão de recursos garantidores dos planos de previdência aos representantes de associações de participantes e assistidos com o objetivo de mostrar que essa nova gestão prioriza a transparência em todas as suas ações.

O presidente do Instituto, Camilo Fernandes dos Santos, destacou novamente o compromisso do Instituto com uma gestão responsável: “Não há espaço para erros ou aventuras. Temos hoje processos muito robustos de governança que envolvem avaliações de riscos, jurídica, comitês de investimentos e de auditoria e áreas técnicas capacitadas. Todos os nossos investimentos seguem na esteira da regulamentação e monitoramento, com supervisão mensal da Previc”, destacou.

O diretor de Investimentos, Carlos Alberto Zachert conduziu a apresentação, ao lado do diretor de Gestão Previdencial, Walison de Melo Costa. O diretor Zachert abordou o histórico dos investimentos do Postalis, contextualizou a intervenção federal e a precificação correta dos ativos, e o consequente aprimoramento do processo de investimentos, com projeções econômicas, estudos técnicos de alocação (ALM) e a construção da Política de Investimentos, aprovada pelo Conselho Deliberativo com os limites para a aplicação dos recursos. Detalhou também as ações de monitoramento de governança, de riscos e de fiscalização, juntamente com a composição atual das carteiras e performance dos planos.

Como exemplo das melhorias de governança, Zachert explicou que, no passado, as alocações até 2% da carteira própria estavam sob alçada única da Diretoria de Investimentos, entre 2% e 5% na alçada da Diretoria Executiva e apenas os valores superiores a 5% passavam pela aprovação do Conselho Deliberativo. No modelo atual, alocações até 2% são submetidas a toda a Diretoria Executiva e, acima deste valor, passam obrigatoriamente pela avaliação do Conselho Deliberativo.

A segregação de funções é outro avanço significativo, uma vez que as áreas responsáveis diretamente pelos investimentos e as encarregadas pelo controle agora respondem a diferentes instâncias. O Postalis hoje não mais permite a participação de diretores em Comitês de Investimentos, Riscos e Auditoria, que trabalham de forma independente fazendo análises e recomendações antes da tomada de decisão. E conta com um amplo conjunto de manuais com diretrizes seguidas fielmente, além de manter toda a documentação dos investimentos registradas em sistema, o que não ocorria no passado. “Hoje quem aprova ou não um investimento não é a figura de um diretor ou conselheiro, mas o próprio processo, o que traz mais segurança”, afirmou Walison Costa, diretor de Gestão Previdencial.

Juntamente com estas melhorias, a implantação do Canal de Denúncias e a reformulação do Código de Ética fortalecem o processo e permitem responsabilização em caso de irregularidades. Como resultado, o Postalis voltou a ter credibilidade no mercado financeiro, atraindo o interesse de gestores de investimentos quando são abertos processos de seleção. E a performance dos planos tem melhorado significativamente, assim como o volume de recursos recuperados de investimentos malsucedidos do passado.

Participaram do evento híbrido (presencial e online) membros do Conselho Deliberativo como o presidente Hudson Alves e o presidente substituto Vinícius Moreno, membros do Conselho Fiscal como o presidente Fábio Conde, representantes da patrocinadora Correios, lideranças da FINDECT, FENTECT, FAACO, ADCAP, ANIPP, ABRAACO dentre outras associações, além de trabalhadores do Postalis.

Fale conosco

Entre em contato para esclarecer suas dúvidas sobre os Planos e benefícios do Postalis.

Central de Atendimento

0800 879 0300

Sede do Postalis

Centro Empresarial Brasília Shopping
SCN, Quadra 05, Bloco A, Torre Sul – sala 401
Asa Norte – CEP 70.715 – 900
Brasília – Distrito Federal

CNPJ: 00.627.638/0001-57

Horário de atendimento: 8:00 às 18:00.

Telefone: 3003-3669

@2022 Postalis. Todos os direitos reservados.

logo_freepik-branca