Em solenidade, foram empossados os conselheiros eleitos e os indicados pela ECT
A noite de 05 de fevereiro marcou a posse dos novos conselheiros do Postalis. Em cerimônia realizada no Edifício-sede do Instituto, em Brasília, titulares e suplentes eleitos pelo voto direto dos participantes e também os indicados pela patrocinadora ECT assumiram seus postos junto aos Conselhos.

A Mesa foi composta por Wagner Pinheiro de Oliveira, presidente da ECT; Ernani Coelho, presidente do COD; Antonio Carlos Conquista, presidente do Postalis; Larry Medeiros de Almeida, vice-presidente de gestão de pessoas da ECT; Manoel dos Santos Oliveira Cantoara, presidente do Conselho Fiscal do Postalis e Marco Aurélio Valadares Weyne, coordenador da Comissão Eleitoral.
Estiveram presentes Adeilson Ribeiro Telles, chefe de gabinete da Presidência da ECT; Francisco José Nunes, presidente do SINTECT de Santos; José Rodrigues, secretário geral da FENTECT; Laerte Alves Setubal, representando a FAACO; Amanda Corsino, presidente do SINTECT- DF; Suelma Braz de Barros, presidente da Sociedade Civil Maria-Maria; Carlos Decourt, representando o SINTECT de Ribeirão Preto; Alexandre Takachi de Sá, secretário geral do SINTECT- MS.
A cerimônia foi prestigiada também por colaboradores do Instituto, empregados da patrocinadora e familiares dos conselheiros eleitos.
O principal dirigente da ECT, Wagner Pinheiro, pontuou o processo eleitoral como demonstração da avançada fase de fortalecimento da Previdência Complementar no Brasil. “Realizar uma eleição é importante porque conta com a participação dos trabalhadores que vão se aposentar. Os novos conselheiros passam, então, a representar essas pessoas. É preciso atenção na gestão dos recursos do Postalis para que os trabalhadores tenham a certeza de um benefício seguro”, afirmou Wagner.
O Presidente da ECT falou ainda sobre os estudos para a reforma do Estatuto do Postalis e o seu compromisso em trabalhar para que o Instituto tenha membros eleitos também na Diretoria Executiva.
O presidente do Conselho Deliberativo do Postalis (COD), Ernani Coelho, deu as boas vindas aos eleitos e aos indicados e destacou a importância do trabalho desenvolvido tanto pelo COD quanto pelo Conselho Fiscal (COF). “É um desafio cuidar da gestão do Instituto. Com a presença, em ambos os conselhos, de participantes eleitos democraticamente e também dos indicados pela patrocinadora do fundo de pensão temos certeza que é possível realizarmos um excelente trabalho”, disse.
O diretor presidente do Postalis, Antonio Carlos Conquista, parabenizou os empossados e agradeceu pela gestão dos que deixaram seus cargos nos conselhos. “Só temos a agradecer pelo trabalho desenvolvido pelos conselheiros ao longo de seus mandatos que agora se encerram. Que os novos integrantes sejam bem vindos. A diretoria está à disposição para receber sugestões. O nosso compromisso é honrar todos os participantes que contam conosco para o período de aposentadoria”, ressaltou Conquista.
Para ocupar os cargos de conselheiros no COD foram eleitos como membros titulares José Rivaldo da Silva, com 4.669 votos, e Manoel Almeida Santana, com 4.109 votos . Angelo Saraiva Donga, com 3.399 votos, e Marcos da Mata da Silveira, com 3.205 votos, serão os suplentes.
Para o Conselho Fiscal, Reginaldo Chaves de Alcântara, com 4.092 votos, foi o escolhido pelos participantes como membro efetivo. O segundo mais votado para o COF, Vinicius Moreno, com 2600 votos, será o suplente de Reginaldo.
Como conselheiros indicados pela ECT, tomaram posse no COD: Manoel dos Santos Cantoara, como membro efetivo, e José Alberto Brito, como suplente. Para composição do Conselho Fiscal, foram indicados Júlio Vicente Lopes, como membro efetivo e Júlio César Oliveira, como suplente.
O presidente da patrocinadora destacou que os indicados já têm experiência com o Instituto. “São pessoas que conhecem o dia a dia do Postalis. E tanto os eleitos como os indicados são comprometidos, têm ética e se preocupam com os trabalhadores”, afirmou.
O eleito mais votado, José Rivaldo da Silva, fez discurso de agradecimento em nome dos colegas. “Estamos cientes de nossas responsabilidades. Daremos o melhor de nós para honrar cada voto. A partir de agora, vamos trabalhar intensamente para atender os participantes”.
Adacir Reis, sócio da Reis, Torres e Florêncio Advocacia e ex Secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, durante o curso de capacitação ministrado para conselheiros nos dias 04 e 05 de fevereiro, chamou a atenção dos novos membros dos conselhos para o fato de que, uma vez eleito ou indicado, o conselheiro passa a ser membro do órgão estatutário da entidade e, portanto, sua lealdade deve ser para com o fundo de pensão. O papel de cada um no Instituto será defender a perenidade e a sustentabilidade dos planos.
- Da esq. para a direita: Manoel Cantoara, Marcos Silveira, Ângelo Donga. Ernani Coelho, Wagner Pinheiro, Antonio Carlos Conquista, Manoel Santana, Reginaldo Alcântara, Larry Medeiros, José Rivaldo, Júlio Lopes, Vinícius Moreno,José Alberto Brito e Marco Aurélio Weyne.