Contracheques de benefícios já estão disponíveis – 04/2025

A Gerência de Benefícios informa que os contracheques do mês de Abril/2025 já estão disponíveis para consulta no Postalis Online e no Aplicativo do Postalis.

Os benefícios serão creditados no dia 30/04/2025.

Aposentados e Auxílio-Doença
Para consultar o seu contracheque e imprimi-lo a qualquer momento, siga as orientações abaixo:

1.Acesse o Postalis Online: https://goo.gl/jk5DgT
2. Informe CPF, matrícula e senha;
3. No Menu à esquerda, clique em “Benefícios” e selecione a opção “Solicitações/Contracheques”;
4. Selecione o mês de referência contracheque;
5. Clique em “Gerar”;
6. Caso queira imprimir, basta clicar no ícone da impressora, no alto à esquerda.

Veja o tutorial “como gerar o contracheque pelo Postalis Online”: https://goo.gl/RhYg9D

Pensionistas
Para consultar o seu contracheque e imprimi-lo a qualquer momento, siga as orientações abaixo:

1. Acesse o link do autoatendimento: https://bit.ly/2wZxU2p
2. Informe CPF e data de nascimento (dados do recebedor da pensão) e clique em “Confirmar”
3. Informe o TOKEN (código de validação) enviado por SMS para o celular cadastrado e depois clique em “VALIDAR TOKEN”
4. Depois de validado o TOKEN, você será direcionado à página do pensionista
5. Na área restrita, no centro da página clique na parte “contracheque / comprovantes / recebedores”
6. Em contracheques, selecione o mês que deseja consultar e clique em “gerar” para baixar o documento

Postalis encerra recomendações da Auditoria dos Correios

 

Trabalho integrado com a patrocinadora permitiu o atendimento de mais de 500 apontamentos, reforçando o compromisso do Instituto com a transparência e a governança corporativa

O Postalis concluiu, em fevereiro, um extenso e minucioso trabalho de alinhamento interno e aprimoramento de processos, em parceria com a patrocinadora Correios, que resultou na baixa de mais de 500 apontamentos de auditoria acumulados desde 2008.

Desde 2022, equipes do Postalis, da Auditoria Interna (AUDIT) e da Diretoria de Auditoria e Controles Internos dos Correios (DRAEN) participaram de reuniões setoriais para alinhar expectativas e definir metas concretas para a resolução das recomendações.

Anualmente, o Instituto passa pelo processo de auditoria da patrocinadora, conforme previsto nas Leis Complementares nº 108 e 109/2001. Durante essa etapa, todo o levantamento de dados é realizado nas dependências do Postalis, garantindo rigor técnico e conformidade regulatória.

Esta gestão tem priorizado a transparência e a governança, atendendo integralmente às demandas dos auditores e fortalecendo a solidez dos processos de investimentos e gestão dos recursos garantidores dos planos de previdência.

Para o presidente Camilo Fernandes dos Santos, a conclusão desse trabalho representa um marco significativo para o Instituto. “Encerrar um volume expressivo de recomendações históricas é um reflexo do compromisso do Postalis com a melhoria contínua e com as melhores práticas de governança. Esse avanço nos dá ainda mais segurança para seguir aprimorando nossos processos e fortalecendo a confiança dos participantes.”, destaca.

Justiça Federal ratifica legalidade da nomeação de Camilo Fernandes como presidente do Postalis

  •  

A 11ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu, por unanimidade, manter a sentença da 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal que reconheceu a legalidade dos atos de indicação e nomeação de Camilo Fernandes dos Santos para o cargo de Presidente da Diretoria-Executiva do Postalis.

A decisão foi proferida no âmbito de uma ação popular que buscava anular os atos administrativos realizados pelos Correios, pelo Conselho Deliberativo do Postalis e pelo órgão regulador Previc, alegando suposto descumprimento dos requisitos legais e regulamentares para a nomeação.

O Tribunal confirmou os fundamentos da sentença de primeiro grau, que atestou que Camilo Fernandes preenche todos os requisitos exigidos para o cargo, inclusive os relacionados à experiência prévia, destacando sua atuação como Diretor-Presidente da AFUBESP, Diretor da GEAP e membro do Conselho Administrativo e da Diretoria-Executiva do BANESPREV.

A decisão reforça a transparência e a regularidade dos processos de governança no Postalis, além de reconhecer a legitimidade dos atos administrativos que asseguram a qualificação dos dirigentes da Entidade.

Conselho Deliberativo aprova Plano de Custeio para 2025

Manutenção das Contribuições dos Planos PBD Saldado e PostalPrev – Vigência a partir de abril/2025

O Conselho Deliberativo do Postalis aprovou o plano de custeio para o exercício de 2025, sendo mantidos os percentuais de contribuição atualmente praticados nos Planos de Benefícios PBD Saldado e PostalPrev.

A decisão tem vigência de 1º de abril de 2025 a 31 de março de 2026 e está fundamentada em estudos atuariais realizados em conformidade com a legislação aplicada ao setor.

Veja os principais pontos de cada plano:

🔹 Plano PBD Saldado

  • Contribuições extraordinárias mantidas em:
    • Participantes: 23,21%
    • Aposentados: 23,21%
    • Pensionistas:
      • DIB até 21/11/2023: 37,42%
      • DIB a partir de 22/11/2023: 23,21%
    • Patrocinador: 23,64% + parcela da dívida financeira
  • 13º benefício: mantém-se a cobrança de contribuição extraordinária anual de 75% aplicado sob o Benefício Proporcional Saldado (BPS) de participantes ativos e benefício de assistidos e patrocinador.
  • Contribuições normais: para os ativos, nulo. Para os aposentados conforme previsto em regulamento.

Importante: O Postalis está realizando um estudo para redistribuir a cobrança da contribuição de 75% sobre o abono anual (13º) sob BPD e benefícios.

👉 O objetivo é apenas facilitar o pagamento, dividindo esse valor ao longo do período de vigência do plano de custeio em parcelas mensais iguais, sem alterar o total a ser pago nos exercícios futuros.

Assim que o estudo for concluído, todos os participantes serão informados dos resultados e da forma de aplicação.

🔹 Plano PostalPrev

  • Contribuição específica para benefícios de risco:
    • Participantes: 0,34%
    • Autopatrocinados: 0,68%
  • Demais contribuições (básica, voluntária, administrativa): sem alterações

📞 Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

  • 0800 879 0300 (ligações gratuitas)

Postalis permitirá em breve mudança de regime tributário para quem é Assistido

Você sabia que agora é possível mudar o regime de tributação do seu benefício previdenciário mesmo já sendo assistido? Isso mesmo!

A novidade veio com a Lei nº 14.803/2024, que trouxe mais liberdade para os participantes e assistidos decidirem, no momento certo, qual regime faz mais sentido para sua realidade financeira: o progressivo (com alíquotas de até 27,5%) ou o regressivo (que pode chegar a apenas 10%, dependendo do tempo de acumulação dos recursos).

A Receita Federal publicou recentemente a Solução de Consulta COSIT nº 68, que confirma: quem já está recebendo o benefício do plano e atende aos requisitos pode optar pelo regime regressivo de tributação — aquele em que as alíquotas vão diminuindo com o tempo.

E aqui no Postalis, a gente já arregaçou as mangas! Em menos de 15 dias desde a publicação da COSIT, nossa equipe começou os ajustes no sistema para viabilizar essa mudança com segurança, clareza e praticidade para você. Essa mudança é um avanço importante e estamos trabalhando com prioridade total para oferecer essa possibilidade de forma simples e transparente.

Importante: a mudança vale apenas para os valores que ainda vão ser pagos. Não é possível alterar a tributação de valores que você já recebeu.

Fique de olho nos nossos canais! Em breve, vamos divulgar os passos para quem quiser fazer essa opção.

Campanha Quita Fácil é prorrogada até 30 de abril

O Postalis informa que ampliou por 30 dias a oportunidade para que participantes e assistidos regularizem suas pendências financeiras sob condições especiais.

Com a prorrogação, continua vigente o 100% de desconto sobre encargos de inadimplência e honorários advocatícios, independentemente do valor da dívida ou do período de atraso.

A campanha visa proporcionar melhores condições de regularização e permitir a retomada do acesso ao crédito para quem possui margem consignável disponível.

Se você ainda não aproveitou essa oportunidade, não perca tempo! Acesse a área logada do Postalis Online, emita o boleto e quite sua dívida dentro do novo prazo.

📌 Prazo final: 30 de abril de 2025

Mais informações nos canais de atendimento do Postalis.

A Carteira de Empréstimos do Postalis para abril está aberta!

Juros de 1% ao mês estão entre os menores do mercado já incluída a taxa administrativa

Está aberta a carteira de empréstimos do Postalis para participantes e assistidos do Plano de Benefício Definido (PBD) e do Postalprev. As simulações e solicitações de crédito podem ser feitas pelo Postalis Online até o dia 27 de abril ! Os valores serão depositados na mesma conta cadastrada para o recebimento de salário ou benefício,  após a análise e assinatura do contrato.

Participantes do Postalprev com contribuição de 4% na parcela P podem tomar empréstimos em até 120 meses. Reveja sua contribuição ao plano e  aproveite o máximo de prazo disponível.

CONSULTE AQUI AS CONDIÇÕES, REGULAMENTO, CRONOGRAMA E TAXAS DE JUROS

Participantes e assistidos que possuam margem consignável e que tenham contribuído com o plano nos últimos seis meses, ininterruptos, estão aptos a solicitar empréstimos. As taxas de juros, já incluída a despesa administrativa, iniciam em 1% ao mês, a depender do plano e do prazo de pagamento. 

No Postalis Online, o participante pode utilizar o simulador para calcular os valores e prazos de pagamentos, que vão de 6 meses até 120 meses (10 anos). O processo é totalmente digital – inclusive a assinatura – e bastante simples, e ainda há um vídeo tutorial para orientar os interessados. Os valores disponíveis variam conforme a idade e margem consignável.

Em caso de dúvidas, a Central de Atendimento está disponível pelo telefone 0800 879 0300, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Bolsas que Abraçam: solidariedade Postalis em movimento

Campanha conduzida pelos GTs Afinidades Mulheres e Raciais arrecada e entrega kits de cuidado a mulheres em situação de vulnerabilidade

Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, os Grupos de Trabalho Afinidades Mulheres e Afinidades Raciais, do Postalis, uniram esforços na campanha “Bolsas que Abraçam”, uma ação solidária voltada à arrecadação de bolsas e itens de higiene pessoal. A iniciativa resultou em kits recheados de cuidado, acolhimento e dignidade, que foram entregues no Setor Comercial Sul, em parceria com os voluntários do projeto Mais Amor.

A entrega, realizada no sábado (22/03), contou com a presença de colaboradores(as) voluntários(as) do Instituto, que se juntaram à corrente de solidariedade.

Veja alguns números da campanha:

– 👜 31 bolsas doadas com itens diversos; 

– 🧼 125 sabonetes e 72 pastas de dente

– 💨 56 desodorantes e 19 shampoos/condicionadores

– 🚿 33 pacotes de absorventes

– 💅 144 lixas de unha

– 🧻 62 rolos de papel higiênico, entre outros itens.

🔍 Entenda os Grupos de Afinidades do Postalis

Os Grupos de Afinidades do Postalis são espaços de escuta, acolhimento e troca de experiências entre colaboradores(as), criados para fortalecer a cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão no Instituto. Os GTs Afinidades Mulheres e Afinidades Raciais promovem encontros mensais com foco em temas como autoconhecimento, empoderamento, relações sociais, carreira, representatividade e combate aos estereótipos. Além do desenvolvimento individual e coletivo, os grupos idealizam ações como a campanha “Bolsas que Abraçam”, ampliando o impacto positivo dentro e fora do Postalis.

 “Essa campanha é a prova de que pequenos gestos, quando somados, geram grandes transformações”, ressaltou Silmara Alves, Gerente de Gente e Gestão do Postalis.

“O espírito de solidariedade que move iniciativas como essa está alinhado com os valores do Postalis. É emocionante ver nossa equipe unida por uma causa tão nobre.” disse Camilo Fernandes dos Santos, Presidente do Instituto.