Com o tema “Gerir riscos: um compromisso de todos”, o Postalis realiza, entre os dias 6 e 10 de outubro, a segunda edição da Semana de Gestão Baseada em Riscos. O evento reúne diretores, gerentes, trabalhadores e convidados para debater boas práticas de governança, compliance, controles internos e gestão por processos, pilares que fortalecem a atuação do Instituto e garantem mais segurança e transparência na administração dos planos.
Durante a semana, nos dias 8 e 9 de outubro, foram realizadas palestras formativas para as equipes do Instituto. Na abertura dessas atividades, o presidente Camilo Fernandes dos Santos destacou a importância da consolidação de uma cultura permanente de gestão de riscos. “Já é a segunda edição da nossa semana de riscos, o que mostra que não se trata de uma ação isolada, mas de um compromisso permanente”.
Para o gestor, a gestão baseada em riscos representa uma mudança de mentalidade. “Enxergar riscos não apenas como ameaças, mas como oportunidades de fortalecimento. Afinal, o que está em jogo não são apenas números, mas o futuro de milhares de pessoas que confiam no Postalis”, afirmou o presidente.
A programação foi organizada pela Gerência de Controles Internos, Compliance e Processos (GCP). O gerente da GCP, Helder Guedes, também participou da abertura, destacando o amadurecimento do Sistema de Gestão de Riscos, Controles e Compliance do Postalis e as ações desenvolvidas no último ano, como a revisão normativa, a análise reputacional e o aperfeiçoamento do programa de integridade.
Durante dois dias de atividades no auditório do Postalis, recebeu especialistas reconhecidos nacionalmente, além de atividades interativas, como o “Caça ao Tesouro dos Riscos”, voltado para disseminar de forma leve e prática os conceitos abordados nas palestras.
Casos reais e inteligência artificial na gestão de riscos
O primeiro dia de atividades na sede do Instituto contou com palestras de Paulo Alves, da Auditoria Operacional e de Governança do Conselho da Justiça Federal, e de Alessandro Roosevelt, diretor de TI da PREVCOM-SP e vencedor do 8º Prêmio Previc de Monografia.
Paulo Alves apresentou a palestra “Processos na Gestão de Riscos”, destacando que onde há objetivos, há riscos, e que o desafio das organizações está em estabelecer controles eficazes e cultura preventiva.
Já Alessandro Roosevelt abordou o tema “Inteligência Artificial e a Gestão de Riscos nas EFPCs”, discutindo o uso de tecnologias preditivas e algoritmos no apoio à tomada de decisões, bem como os novos riscos decorrentes da automação, como privacidade, viés algorítmico e segurança de dados
Controles internos e compliance como pilares da governança
A segunda manhã de atividades presenciais e online foi aberta pelo gerente de Auditoria Interna, Gustavo Marques, que reforçou o papel da auditoria na consolidação da cultura de riscos e apresentou o modelo das três linhas de defesa, enfatizando que “a gestão baseada em riscos é uma postura organizacional que precisa ser vivida no dia a dia”.
Em seguida, o consultor Eduardo Pardini, diretor do Internal Control Institute Brasil, conduziu a palestra “Governança em Ação”, ressaltando que “quem faz gestão de riscos não faz gestão de crise, mas gestão de contingência”. O especialista destacou ainda que toda organização que tem objetivos também tem riscos, e que a governança corporativa só é efetiva quando há integração entre riscos, controles e auditoria.
Encerrando a programação, o advogado Fábio Junqueira, da JCM Advogados, abordou o tema “Compliance na Previdência Complementar”, detalhando o marco regulatório recente das EFPCs e a importância do ato regular de gestão, da transparência nas decisões e da prevenção de conflitos de interesse.
Compromisso contínuo com a integridade
A 2ª Semana de Gestão Baseada em Riscos reforça o compromisso do Postalis em manter processos cada vez mais estruturados, éticos e alinhados às melhores práticas de governança.
As discussões e trocas realizadas ao longo do evento fortalecem o papel do Instituto como referência em transparência e responsabilidade na gestão previdenciária, refletindo diretamente na confiança dos participantes e assistidos.
As atividades seguem até a sexta-feira, com conteúdos e atividades que contribuem para a formação dos trabalhadores do Postalis.