O Postalis informa que está em contato direto e constante com os Correios para tratar do atraso no repasse de contribuições da patrocinadora aos planos de previdência complementar. O atraso envolvia três parcelas – referentes à contribuição normal e a extraordinária do Plano BD – sendo que uma delas já foi quitada. As instituições estão mantendo reuniões frequentes para encontrar uma solução definitiva para as parcelas restantes.
Importante também, saber que o atraso se refere tão somente a parte patronal, ou seja, a parte que a Patrocinadora desconta dos trabalhadores está sendo repassada normalmente.
Reforçamos ainda que não há risco de impacto no valor do equacionamento pago pelos trabalhadores, nem no recebimento dos benefícios dos assistidos e pensionistas. Contamos com estudos de solvência e liquidez, que, em termos simples, são análises no contexto financeiro, que avaliam a capacidade de uma entidade de honrar suas dívidas de longo prazo e manter sua estabilidade financeira ao longo do tempo. Esses estudos nos mostram que o Postalis tem margem de segurança para continuar pagando os benefícios normalmente, sem interrupções nos médio e longo prazos.
O assunto é tratado com prioridade nas reuniões do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo do Postalis, e pela supervisão permanente da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), órgão responsável pela fiscalização dos fundos de pensão no Brasil.
Alertamos aos participantes e assistidos que não deem crédito a notícias sensacionalistas divulgadas em blogs, redes sociais ou mensagens compartilhadas por WhatsApp. Em caso de dúvida, busquem sempre os canais oficiais do Postalis. Nosso compromisso é com a transparência e com a gestão responsável dos recursos dos trabalhadores.