Resultados conquistados pelo Postalis

para recuperar a sua confiança

Medidas para recuperar sua confiança

Veja o que já foi feito até agora para sanear o seu fundo de previdência complementar.

  • Comitê – Criação do Comitê de Recuperação de Investimentos.
  • R$ 137,8 milhões de investimentos malsucedidos, recuperados desde o início da intervenção (planosBD e PostalPrev).
  • R$ 2,2 milhões de economia por ano com a substituição do BNY Mellon pelo Brasil Plural como administrador fiduciário (58% a menos nestes gastos).
  • R$ 5 bilhões de patrimônio doPostalPrev alcançados em abril. Hoje já são mais de 5,258 bilhões.
  • 10,99% de rentabilidade acumulada do PostalPrev em setembro, superior à meta de rentabilidade para o mesmo período, de 6,41% (projetado para o ano: 8,83%).
  • 10,82% de rentabilidade acumulada até setembro no plano BD Saldado, maior que a meta atuarial estimada para o mesmo período, de 6,37% (projetado para o ano: 8,78%).
  • Denúncia na CVM contra administradores de fundos de investimentos que trouxeram prejuízos ao Postalis.
  • Adoção de dezenas demedidasjudiciais e extrajudiciais para a recuperação de ativos inadimplentes.
  • Obtenção de decisão judicial liminare sentençaque impediu a retirada precoce do cotista subordinado do FIDC‐NP CJP, que possui grande impacto na carteira de investimentos do Postalis.
  • Valor real – realizada a reprecificaçãodas carteiras de investimento dos planos BD e Postalprev, com baixa contábil dos FIDC’s NP para chegar aos valores justos e reais dos ativos da entidade, evitando o pagamento de portabilidade ou resgate com valores inflados.
  • RTSA– Apurado o real valor da Reserva Técnica de Serviço Anterior (R$ 1,3 bilhão) e retomada da negociação da dívida dos Correios com oPostalis.
  • 26% de redução na folha de salários e 15% de diminuição no efetivo de funcionários.
  • 15 gerências atualmente, em lugar das 23 que existiam.
  • R$ 800 mil de economia por ano com a mudança da sede.
  • R$ 9 milhões por ano de economia em salários, aluguéis e custos administrativos dos 26 Núcleos Regionais extintos.
  • R$ 162 mil por ano de queda nos custos de TI com a otimização de softwares.
  • R$ 116 mil por ano de corte nas despesas com empréstimos, a partirda implantação do Postalis Digital.
  • R$ 360 milao ano de economia com a substituição do fornecedor de guarda física de documentos.
  • R$ 466 mil ao ano de corte nos gastos com mão-de-obra terceirizada para suporte e desenvolvimentoem tecnologia;
  • R$ 166 mil de economia por ano com a renegociação de contratos de telefonia.
  • R$ 7 milhões de economia com a renegociação de taxa de administração, resgate e liquidação de fundos de investimentos.
  • 6% de redução dos custos de impressão (equipamentos e insumos).
  • 50% de queda nas tarifas bancárias pagas pelo Postalis, com a migração da plataforma de cobrança via banco.
  • 600 processos jurídicos contra o Postalis encerrados, com taxa de sucesso acima de 70%.
  • 329 benefícios de aposentadoria (BD e Postalprev) pagos de outubro/2017 até agosto/2019.
  • 778 benefícios de pecúlio e pensão pagos de outubro/2017 até agosto/2019.
  • 758 benefícios de auxílio-doença pagos de outubro/2017 até agosto/2019.
  • 6 meses, e não mais 12 meses, é o novo prazo de carência para renovação de empréstimos.
  • 2 cliques são suficientes para solicitar e contratar empréstimos com o Postalis online.
  • 46 atendentes em 23 PA’sdisponíveis por turno, na nova Central de Atendimento (0800 879 0300).
  • 95% dos mais de 8.500 chamados para a Ouvidoria respondidos e encerrados dentro do prazo de 5 dias.
  • 15 novos serviços acessíveis durante 24 horas, a qualquer dia, em qualquer lugar do Brasil, sem a necessidade de documentos físicos, tudo pelo Postalis Online: contratação, suspensão e renegociação de empréstimos; requerimento e prorrogação de auxíliodoença; alteração de contribuição; alteração de dados bancários; antecipação de alta; impressão de boletos de empréstimo; impressão de contracheque.
  • Tutoriais– Vídeos sobre o autoatendimento e outras informações disponíveis no site do Postalis e no YouTube (Canal Descomplica).
  • Conhecimento-relançamento do site Universo Postalis, com temas de educação financeira e previdenciária, para auxiliar os participantes nas suas decisões de investimentos e em assuntos do seu fundo de previdência complementar.
  • Estatuto–Enviada aos Correios proposta de novo Estatuto Social, com sugestões de melhorias no processo de governança.
  • Normativos – Revisão de todos os normativos manuais e operacionais do Postalis para agilizar e dar maior transparência aos procedimentos.
  • Ética–início do processo de revisão e atualização do Código de Ética ao qual estão sujeitos todos os dirigentes, funcionários e fornecedores do Postalis.
  • Comunicação -Criado o Comitê de Comunicação Institucional, visando aperfeiçoar o relacionamento com os participantes, com o mercado e a sociedade.
  • Prazos –Retomada do envio das informações e relatórios gerenciais aos órgãos competentes dentro dos prazos legais.
  • Integridade – Aprovado o Plano de Integridade quecontempla mecanismos de proteção e monitoramento,cria um canal de denúnciase determina a aplicação do código de conduta e ética, de políticas e diretrizes, com o objetivo de prevenir, detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e ilícitos.
  • Integridade-Criado o Programa de Integridade do Postalis, para definir riscos e criar mecanismos para prevenir, detectar, remediar e punir fraudes e atos relacionados à corrupção.
  • Riscos-Criados os Comitês de Riscos e de Auditoria, cumprindo a legislação e seguindo as melhores práticas de governança. Um manual formaliza os procedimentos dessas áreas, com revisão anual da matriz de riscos e certificação dos controles internos.
  • Orçamento do Postalis foi reduzido (de R$ 90 para 54 milhões), para estar adequado às novas práticas de austeridade nas despesas.
  • Investimentos-Revisão do Manual de Investimentos e definição de processo de seleção para corretoras e gestores.
  • Capacitação–Um programa de coaching foi adotado para o desenvolvimento do corpo gerencial, de acordo com as normas de governança corporativa.
  • Ativos– Elaboração do Manual de Monitoramento e Apreçamento de Ativos, orientando a avaliação correta e justa dos ativos da entidade.
  • 26,5% foi a queda do custo administrativo em um ano (2017/2018);
  • redução de 1,26% para 0,81% no percentual de despesas sobre os ativos totais da entidade (0,82% é a média das instituições de mesmo porte – patrimônio de R$ 2 a 15 bilhões);
  • redução deR$ 89,4 milhões para R$ 64 milhões no volume de despesas;
  • diminuição de 28% nas despesas administrativas devido àrevisão de contratos, mudança da sede e adequação do quadro de pessoal;
  • despesa per capita (por participante) passou de R$ 663 para R$ 487,00(R$ 40,58/mês), tornando o Postalis uma das EFPC’s com o menor custo administrativo do país.
  • TAC–Tratativas com a Previcpara aprovação de um Termo de Ajustamento de Conduta que possibilitará a adoção de uma estratégia previdencial para a equalização do desequilíbrio do Plano BD.
  • RTSA – Em andamento a negociação com os Correios sobre o valor da Reserva Técnica de Serviço Anterior. Em seguida, será apresentado o cronograma de recebimento da dívida, para aprovação da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e da Previc.

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0800 878 9880

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