Notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Postalis

Esclarecimento sobre aplicações em títulos do FCVS – CEF

Imprimir e compartilhar

Foi noticiado agora em novembro que investimentos do Postalis em CCI’s – Cédulas de Crédito Imobiliário, com lastro em títulos do FCVS – Fundo de Compensação sobre Variações Salariais, poderiam estar em risco.

A Diretoria Executiva do Instituto tranquiliza os participantes e assistidos informando que há garantia documental da Caixa Econômica Federal (CEF), de que tais títulos estavam adequados para serem comprados por qualquer investidor. Por se tratar de FCVS, a responsabilidade sobre tal fundo é da Caixa Econômica Federal (CEF).

Meses antes de a notícia vir a público na imprensa, em junho de 2011, o Postalis já havia interpelado a CEF a respeito da situação de tal investimento. Desde então, a CEF conduz sindicâncias internas para apurar mudança na qualificação desses títulos este ano, conforme detectado pelo Postalis.

Esta mudança na qualificação significa dizer que tais títulos, que antes eram considerados livres de qualquer ônus, conforme assegurou a própria CEF e a empresa de auditoria KPMG em documentos, de repente passaram a ser “onerados” pela CEF, ou seja, apresentaram ônus, o que impediria sua negociação no mercado financeiro.

Como já mencionado, há garantia da CEF e da KPMG e tal investimento também está adequado à Política de Investimento do Postalis. Com base nisso, o Instituto fez a aplicação. Além do Postalis, grandes instituições como o Bradesco, o Banco Regional de Brasília, o Banco Santander, o fundo de pensão Real Grandeza e outros grandes investidores também o fizeram.

Além disso, o investimento conta com qualificação (rating) “AA” conferida pela agência especializada neste tipo de avaliação, a LF Rating.

Cabe acrescentar que tais títulos (créditos) foram lançados no balanço do Fundo, administrado pela Caixa Econômica Federal por três anos subsequentes (2008, 2009 e 2010), portanto, sem que houvesse qualquer dúvida sobre sua qualidade, o que só veio a ocorrer este ano.

Desde o início dos contatos oficiais com a CEF, o Postalis vem estudando as medidas administrativas e judiciais a serem tomadas em relação ao caso. O Postalis concedeu prazo à CEF para que se manifeste a respeito da situação, de modo a apurar as devidas responsabilidades que ocasionaram a mudança na qualificação dos títulos.

A Diretoria Executiva do Instituto está adotando todas as medidas necessárias para garantir o retorno do investimento, sem que haja qualquer prejuízo aos participantes.

 

A Diretoria

Fale conosco

Entre em contato para esclarecer suas dúvidas sobre os Planos e benefícios do Postalis.

Central de Atendimento

0800 879 0300

Sede do Postalis

Centro Empresarial Brasília Shopping
SCN, Quadra 05, Bloco A, Torre Sul – sala 401
Asa Norte – CEP 70.715 – 900
Brasília – Distrito Federal

CNPJ: 00.627.638/0001-57

Horário de atendimento: 8:00 às 18:00.

Telefone: 3003-3669

@2022 Postalis. Todos os direitos reservados.

logo_freepik-branca