Notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Postalis

Esclarecimento sobre aplicações em fundos do Banco Cruzeiro do Sul

Imprimir e compartilhar

Postalis esclarece investimentos em fundos administrados pela BCSul Verax Serviços Financeiros (Banco Cruzeiro do Sul)

Em razão de o Banco Central (BC) ter decretado Regime de Administração Especial Temporária no Banco Cruzeiro do Sul, o Postalis informa que possui investimentos em fundos administrados pela BCSul Verax Serviços Financeiros, ligada àquela instituição financeira.

São investimentos em três fundos, chamados Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs):

– FIDC BCSul Verax Multicred Financeiro – 1ª emissão 3ª série

– FIDC BCSul Verax Multicred Financeiro – 1ª emissão 4ª série

– FIDC Trendbank Banco de Fomento – Multisetorial – 1ª emissão 2ª série

Esses Fundos são administrados pelo Banco Cruzeiro do Sul e os seus ativos (os contratos de créditos consignados) são geridos pela BCSul Verax Serviços e Trendbank Banco de Fomento, ligadas ao banco.

Os FDICs estão lastreados em operações de créditos consignados, direcionadas ao funcionalismo público federal, estadual e municipal, bem como aos pensionistas e aposentados do INSS.

O Postalis esclarece que a intervenção temporária no banco não significa perda dos recursos financeiros investidos pelo Instituto. Em caso de necessidade de liquidação dos FIDCs, as cotas do Postalis são denominadas “seniores” e, portanto, têm prioridade de recebimento.

As empresas especializadas em classificar a qualidade dos investimentos (rating) deram parecer favoravel sobre os créditos consignados que lastreiam (garantem) esses FIDCs. Esses créditos receberam avaliação “A” e “Duplo A”, ou seja, essas classificações indicam que a estrutura, os mecanismos de reforço de qualidade de crédito e a qualidade dos ativos que compõem a carteira dos FDICs fornecem proteção “forte” e “muito forte”, respectivamente, contra perdas advindas de inadimplência quando comparado a outros títulos emitidos no Brasil.

Fundos dessa natureza são auditados anualmente por empresas de auditoria externa, independentes do controle do Banco ou da Administradora do fundo. No caso dos FDICs em questão, a última auditoria ocorreu em 31/12/2011.

 

Os investimentos de recursos dos Planos BD Saldado e PostalPrev nesses fundos foram realizados nos anos de 2010 e 2011 e estão de acordo com a legislação vigente e com a Política de Investimentos do Instituto. O Relatório Anual de Atividades 2011, disponível no site do Postalis – www.postalis.org.br, apresenta maior detalhamento desses investimentos.

 

A Cruzeiro do Sul S.A. Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, administradora dos FDICs, convocou assembleia extraordinária dos cotistas (investidores) para deliberar sobre substituição do administrador dos fundos ou sua liquidação antecipada. A assembleia ocorrerá ainda este mês e o Postalis estará presente com o objetivo de adotar a opção que se apresentar mais favorável à preservação do patrimônio do Instituto.

 

É importante frisar que o Regime de Administração Especial Temporária no Banco Cruzeiro do Sul não significa que ele tenha sido liquidado, com encerramento de suas atividades.

 

 

A Diretoria

Fale conosco

Entre em contato para esclarecer suas dúvidas sobre os Planos e benefícios do Postalis.

Central de Atendimento

0800 879 0300

Sede do Postalis

Centro Empresarial Brasília Shopping
SCN, Quadra 05, Bloco A, Torre Sul – sala 401
Asa Norte – CEP 70.715 – 900
Brasília – Distrito Federal

CNPJ: 00.627.638/0001-57

Horário de atendimento: 8:00 às 18:00.

Telefone: 3003-3669

@2022 Postalis. Todos os direitos reservados.

logo_freepik-branca