O presidente do Postalis, Antônio Conquista, participou na última terça-feira (25), de audiência pública da CPI dos Fundos de Pensão. Ele foi convocado para falar sobre o déficit do Plano BD saldado e sobre os investimentos do Instituto.
A comissão Parlamentar de Inquérito foi criada para investigar a aplicação de recursos dos fundos de previdência complementar de funcionários de estatais e servidores públicos ocorridas entre 2003 e 2015.
Conquista foi o primeiro presidente de fundo a prestar depoimento à Comissão. Na sequência foi ouvido o presidente da Funcef e na próxima semana será a vez dos presidentes da Petros e da Previ.
Em sua fala, Conquista explicou a origem do déficit do Plano BD, falou sobre o termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado com a Previc em maio e citou as ações tomadas pelo Postalis para melhorar a governança como o maior rigor no processo de aprovação de novos investimentos; a redução da alçada do diretor financeiro para decisão sobre investimentos; a criação de gerência de risco; a criação do boletim Postalis em Números, que permite aos participantes acompanhar de perto os dados da gestão dos planos; a melhoria na qualidade do risco de crédito, uma vez que serão consideradas apenas as classificações de agências internacionais de rating (Moody’s, Standard & Poors e Fitch); a aquisição de aproximadamente R$ 2,3 bilhões em Notas do Tesouro Nacional , dentre outras.
Após uma apresentação de 20 minutos, o Presidente respondeu a perguntas dos parlamentares e se comprometeu a enviar os documentos solicitados.