Notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Postalis

Postalis realiza apresentação sobre Renda Variável

Imprimir e compartilhar

A Diretoria-executiva recebeu na noite de quarta-feira (05/04), em Brasília, diversos participantes ativos e assistidos, além de membros do Conselho Deliberativo e colaboradores do Postalis para uma palestra sobre as novas aplicações do Instituto.

Representada pelo Diretor de Investimentos, Christian Schneider, e pelo Diretor Administrativo-Financeiro, Luiz Alberto Menezes, a Diretoria-Executiva prestou informações sobre as aplicações em Fundos de Renda Variável. O encontro foi motivado por recentes publicações na internet, dando conta de que o Instituto teria feito aplicações no Banco BNY Mellon.

Palestra DIRETORIA - InvestimentosNa abertura do encontro, o Diretor de Investimentos explicou aos presentes sobre o atual sistema de governança pelo qual todos os investimentos são submetidos, até serem aprovados e os respectivos aportes realizados.

Em seguida, o Diretor do Grupo XP Investimentos, Marco Peixoto, gestor de renda variável responsável pelos fundos que o Postalis faz parte, explicou a forma de funcionamento e a estrutura de gestão dos Fundos de Investimento.

Conforme seu depoimento, no Brasil, o número de entidades que prestam o serviço de Administrador é pequeno, incluindo os grandes bancos. Esses últimos, por enxergarem os gestores independentes como concorrentes, costumam não se interessar muito em prestar esse serviço. Ainda segundo ele, quando o Postalis fez os investimentos (2006), os fundos já estavam constituídos, inclusive, com o Administrador designado. Trata-se de Fundos abertos, ou seja, constituídos por milhares de investidores dos quais o Postalis é um deles.

Com a apresentação, ficou claro aos presentes que o Postalis investiu no Gestor, não cabendo ao Instituto a decisão de quem seria o Administrador. A atribuição do Administrador fica a critério do Gestor do fundo.

Os diretores Luiz Alberto e Christian  Schneider fizeram outras colocações sobre a delicada situação do plano BD Saldado e a crise de imagem do Instituto, ocasionada por alguns investimentos de gestões anteriores. Explicaram sobre o esforço da Diretoria em resolver 3 questões fundamentais do BD (as ações judiciais contra o BNY Mellon, a retomada da RTSA pela patrocinadora e o resgate de ativos inadimplentes).

O PostalPrev também foi tema de esclarecimentos por parte dos diretores. Schneider relembrou que o plano encontra-se em equilíbrio, tendo apresentado rentabilidade acima do mercado em 2016, e com perspectivas favoráveis de futuro.

Palestra sobre Investimentos RENDA VARIAVEL 024Luiz Alberto disse que a Diretoria trabalha num projeto de evolução da comunicação do Instituto com seus participantes, bem como de educação financeira e previdenciária. O objetivo é dar maior conhecimento sobre as ações desenvolvidas tanto pela área financeira, especialmente para reverter a situação do plano BD saldado, como para divulgar melhor as campanhas, os produtos e serviços prestados pelo Instituto. O esforço para redução de gastos também será abordado.

No decorrer da apresentação, os presentes fizeram perguntas e colocações que foram todas respondidas pelo diretor da XP Investimentos e pelos diretores do Instituto.

Seguem depoimentos de alguns dos presentes, abaixo:

Sr Ulysses Valladão dos Santos (Gabinete da Presidência dos Correios):

“Achei a iniciativa do Postalis extremamente válida e oportuna mas, mais que isto, necessária. Quanto às informações, esclareceram os critérios adotados e as decisões tomadas, mas é fundamental que permaneçam as ações de melhoria da governança e que os investimentos realizados sejam tempestivamente monitorados, de forma a efetivamente alcançarmos os resultados esperados.”

“Minha expectativa é que essas ações continuem e que sejam divulgadas com maior antecedência, de forma que um número maior de participantes, inclusive Associações e representações, possam programar sua participação.”

José Maria dos Santos Silva (Analista de Correios Sênior):

“A iniciativa foi excelente. Esclareceu bastante e atendeu às minhas expectativas. Deu maior segurança e transparência em relação aos investimentos ora realizados pelo POSTALIS, à competência inegável do gestor da carteira (XP) e principalmente ao controle e a sabedoria que a Diretoria de Investimentos possui sobre o assunto.

Virgilio Brilhante Sirimarco (Assessoria da Presidência dos Correios):

“A iniciativa de esclarecer aos participantes sobre os investimentos do Postalis é extremamente válida e necessária. (…) As informações foram importantes e esclareceram as estratégias de investimento.”

 “A clareza das apresentações permitiu entender os caminhos dos investimentos do Postalis. Houve a possibilidade dos participantes presentes discutirem e perguntarem. Realmente foi uma discussão transparente na qual todas as perguntas foram respondidas.”

“Minha expectativa é que o Postalis inicie uma ação de educação financeira para participantes e assistidos. Isso possibilitará um maior entendimento das ações empreendidas pelo Instituto e minimizará a crítica pela crítica que só provoca abalos na imagem do Instituto.”

Fale conosco

Entre em contato para esclarecer suas dúvidas sobre os Planos e benefícios do Postalis.

Central de Atendimento

0800 879 0300

Sede do Postalis

Centro Empresarial Brasília Shopping
SCN, Quadra 05, Bloco A, Torre Sul – sala 401
Asa Norte – CEP 70.715 – 900
Brasília – Distrito Federal

CNPJ: 00.627.638/0001-57

Horário de atendimento: 8:00 às 18:00.

Telefone: 3003-3669

@2022 Postalis. Todos os direitos reservados.

logo_freepik-branca