Postalprev é investir

em bons momentos no futuro.

O Postalis

O Postalis – Instituto de Previdência Complementar é uma entidade fechada, sem fins lucrativos e com autonomia administrativa e financeira. Foi criado em 1981 com o objetivo de garantir aos empregados dos Correios benefícios previdenciários complementares aos da Previdência Oficial, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e um futuro mais tranquilo para os trabalhadores e suas famílias.

O Postalis está entre os maiores fundos de pensão do Brasil em volume de recursos administrados e em número de participantes ativos .

Os recursos do Postalis são provenientes das contribuições dos empregados e da patrocinadora. Esses recursos são aplicados e o resultado dos investimentos é que garantirá o pagamento dos benefícios aos participantes no futuro.

Comprometido com a qualidade de vida e o bem estar de seus participantes, o Postalis oferece ainda serviço de Empréstimos e a possibilidade de aderir a um seguro de vida em grupo.

Endereço: SCN Quadra 05 Torre Sul Sala 401 – Brasília Shopping – Asa Norte – Brasília/DF – CEP: 70.715-900

Telefone: 3003-3669 (Não utilizar o DDD- ligar direto)

CNPJ: 00.627.638/0001-57

Inscrição Estadual: CF/DF 07.847.744/001-75

São Órgãos Estatutários do Postalis:

  • A Diretoria Executiva;
  • O Conselho Deliberativo;
  • O Conselho Fiscal.
Diretoria Executiva
Responsável por administrar o Postalis de acordo com as políticas e as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Deliberativo, a
Diretoria Executiva é integrada por quatro membros, sendo 2 indicados pelos Correios (Presidente e Diretor de Investimentos) e 2
eleitos pelos participantes (Diretor Administrativo-Financeiro e o Diretor de Benefícios), nomeados pelo Conselho Deliberativo,
mandatos de quatro anos.
 
Conselho Deliberativo
É o órgão máximo do Postalis. Responsável pela definição da política geral de administração da entidade e de seus planos de
benefícios. Integrado por seis membros efetivos e respectivos suplentes, sendo três nomeados pela patrocinadora e três eleitos
pelos participantes, para  mandatos de quatro anos.
 
Conselho Fiscal
É o órgão de controle interno da instituição. Composto por quatro membros efetivos e respectivos suplentes,
sendo dois representantes da patrocinadora e dois eleitos pelos participantes, com mandatos de quatro anos.
 
Organograma
 

A Intervenção

Em outubro de 2017,  o órgão fiscalizador das entidades fechadas de previdência complementar, a Previc, por meio das Portarias números 955 e 956, de 04 e outubro de 2017, decretou a intervenção no Postalis por 180 dias e nomeou o auditor da Receita Walter de Carvalho Parente interventor.

De acordo com a Lei Complementar nº 109, de 29 de maio de 2001, que dispõe sobre o Regime de Previdência Complementar, a intervenção dá ao interventor amplos poderes de administração e representação; sendo que desse ato resulta a perda do mandato dos administradores e membros dos conselhos estatutários, sejam titulares ou suplentes. Portanto, durante a intervenção, a entidade não tem órgãos estatutários em exercício.

PORTARIA Nº 255, DE 27 DE MARÇO DE 2018

O Diretor-superintendente substituto da PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Fábio Henrique de Sousa Coelho, prorroga por 180 (cento e oitenta) dias, a contar de 02 de abril de 2018, o prazo de que trata a Portaria nº 955, de 03 de outubro de 2017, referente à intervenção no Postalis.

A Portaria foi assinada em 27 de março e entrou em vigor a partir da publicação no D.O.U.

 PORTARIA Nº 893, DE 19 DE SETEMBRO DE 2018

O Diretor-superintendente da PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Fábio Henrique de Sousa Coelho, prorroga por 180 (cento e oitenta) dias, a contar de 29 de setembro de 2018, o prazo de que trata a Portaria nº 255, de 27 de março de 2018, referente à intervenção no Postalis.

A Portaria foi assinada em 19 de setembro e entrou em vigor a partir da publicação no D.O.U.

PORTARIA Nº 243, DE 25 DE MARÇO DE 2019 

O Diretor-superintendente da PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Fábio Henrique de Sousa Coelho, prorroga por 180 (cento e oitenta) dias, a contar de 28 de março de 2019, o prazo de que trata a Portaria nº 893, de 19 de setembro de 2018, referente à intervenção no Postalis. A Portaria foi assinada em 25 de março e entrou em vigor a partir da publicação no D.O.U.

PORTARIA Nº 816, DE 13 DE SETEMBRO DE 2019 

O Diretor-superintendente da PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Lúcio Rodrigues Capelleto, prorrogou por 90 (noventa) dias, a contar de 24 de setembro de 2019, o prazo de que trata a Portaria nº 243, de 25 de março de 2019, referente à intervenção no Postalis.

O que é a Patrocinadora

É a empresa ou órgão público que cria ou participa de um fundo de pensão com o objetivo de oferecer um plano de previdência complementar para seus empregados ou servidores. Exemplo: Correios – Patrocinadora Instituidora do Postalis. (LC-109, art. 12 e 13; Dec. 4206/02, inciso I).

Relação com o Postalis

O Postalis foi criado em 1981 pelos Correios como instrumento indispensável da sua política de recursos humanos. Desde então suas relações têm sido caracterizadas por grandes compromissos na obtenção dos resultados necessários para garantir aos participantes coberturas de riscos e tranquilidade e bem estar na aposentadoria.

 

Missão

Administrar planos de benefícios de forma transparente e sustentável, contribuindo para a segurança financeira e previdenciária dos participantes.

Visão

Ser reconhecido pelos participantes como uma instituição transparente, confiável e sustentável.

Valores

  • Ética:

É o conjunto dos valores, dos princípios éticos, dos padrões de conduta e das responsabilidades que norteiam o comportamento dos membros dos Órgãos Colegiados e dos empregados.

  • Inovação:

Significa a necessidade de criar caminhos ou estratégias diferentes aos habituais meios para atingir determinado objetivo. Inovar é inventar ideias, processos, ferramentas ou serviços.

  • Valorização de pessoas:

Compreende a atribuição de relevância aos clientes, internos e externos, à meritocracia, à capacitação e ao bem-estar de colaboradores, participantes e assistidos.

  • Transparência:

Consiste na disponibilização de acesso das informações aos interessados, internos ou externos, de forma precisa e tempestiva, com o objetivo de assegurar confiança e tranquilidade.

  • Comprometimento:

É o envolvimento pleno com a missão, a visão, os valores e políticas do instituto, enxergando-se como parte integrante e relevante no sucesso da estratégia organizacional.

  • Sustentabilidade

Trata da consciência das questões de preservação e sustentação nas dimensões ambiental, social e financeira, que deve ser incorporada por todos e que orienta as ações pessoais e funcionais, garantindo competitividade e perenidade.

O Relatório Anual apresenta de forma resumida as principais ações da entidade ao longo do ano, bem como o desempenho dos investimentos. O objetivo é  prestar contas das principais ações da gestão aos participantes, assistidos, patrocinadora e à comunidade em geral.

Os relatórios dos anos anteriores estão disponíveis em nossa Biblioteca. Clique aqui para acessar!

Os principais normativos do Instituto são:

Estatuto –  é o documento em que constam as regras básicas de organização da entidade, como funcionamento do Conselho Deliberativo, da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal,  seus respectivos níveis de competência, requisitos para composição, mandato etc. Ele compila todas as diretrizes que devem ser seguidas  com relação a aspectos jurídicos, administrativos e  financeiros.

Regulamentos dos Planos – é o documento que estabelece normas de concessão e custeio dos benefícios nele previstos, bem como os direitos e obrigações dos Instituidores, dos Participantes e Assistidos.

Código de Ética – estabelece o conjunto de valores, princípios éticos, padrões de conduta e responsabilidades que devem nortear o comportamento dos membros dos órgãos colegiados, empregados do Postalis, terceirizados, prestadores de serviço e fornecedores.

Política de Integridade- estabelece normas para a definição e aperfeiçoamento de instrumentos destinados à prevenção, detecção e remediação de corrupção e desvios éticos no âmbito da entidade.

Estes e outros documentos estão disponíveis em nossa Biblioteca. Clique aqui para acessar!

Central de Atendimento

0800 879 0300

Sede do Postalis

Brasília – Distrito Federal
Centro Empresarial Brasília Shopping
SCN, Quadra 05, Bloco A, Torre Sul – sala 401
Asa Norte – CEP 70.715 – 900

CNPJ: 00.627.638/0001-57

Horário de atendimento: 8:00 às 18:00.

Telefone: 3003-3669 (sem DDD)

Postalis – Instituto de Previdência Complementar é uma entidade fechada, sem fins lucrativos e com autonomia administrativa e financeira. Foi criado em 1981 com  o objetivo de garantir aos empregados dos Correios  benefícios previdenciários complementares aos da Previdência Oficial.

@2019 Postalis. Todos os direitos reservados.