Notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Postalis

Rentabilidade do Postalis supera a meta atuarial no 1º semestre de 2023

Imprimir e compartilhar

O Plano BD atingiu 6,56% de retorno até o mês de junho. Já o Plano Postalprev alcançou 9,22% no mesmo período

Em meio aos sinais de recuperação da economia doméstica e a expectativa de redução da taxa de juros, com reflexos positivos sobre o mercado acionário e rating do país, a carteira de investimentos do Postalis gerou resultados positivos e acima da meta atuarial, no primeiro semestre de 2023. O resultado é referente aos dois planos de benefícios administrados, beneficiado pela alocação de parcela significativa de recursos em títulos públicos federais atrelados à inflação, na valorização das ações da bolsa de valores e na recuperação de ativos provisionados.

O Plano de Benefícios Definido (PBD) atingiu 6,56% de retorno até o mês de junho. Já o Plano de Contribuição Variável (Postalprev) alcançou 9,22% no mesmo período, contra uma meta atuarial de 5,12%. Só em junho o desempenho foi de 2,32% e 2,19%, respectivamente para o PBD e Postalprev, muito acima da meta atuarial de apenas 0,29% no mês.

Da esquerda para direita – Carlos Alberto Zachert (Diretor de Investimentos), Camilo Fernandes dos Santos (Presidente) e Walison de Melo Costa (Diretor de Gestão Previdencial).

Tanto o segmento de Renda Fixa, composta essencialmente por títulos públicos federais indexados, como o segmento Renda Variável, com a alocação em ações de empresas negociadas na bolsa de valores, a gestão dos investimentos também gerou ganhos acimados referenciais de mercado (benchmark), proporcionando evolução acima das obrigações previdenciárias e do mercado.

Além desses segmentos, os investimentos estruturados e as operações com participantes também contribuíram para o bom resultado alcançado, além da recuperação de investimentos por meio de renegociações e execução de garantias. “Isso indica que nossa alocação de recursos definida na política de investimentos e o esforço na recuperação estão adequadas e compatíveis com as expectativas dos participantes e patrocinador”, afirma Carlos Alberto Zachert, diretor de investimentos do Postalis.

A situação dos planos de benefícios administrados pelo Instituto é bastante distinta, enquanto o Postalprev é um plano mais jovem ainda em fase de acumulação de recursos e com superávit técnico, o PBD é um plano maduro, com pagamentos de benefícios que superam a sua arrecadação, cujo resultado acumula um déficit histórico que ainda precisa da implantação de Plano de Equacionamento que está em análise final na Previc de alterações no regulamento. Contudo, após esse saneamento o plano voltará a ter solvência e sustentabilidade para suportar os seus compromissos ao longo prazo, disse Zachert.

Fale conosco

Entre em contato para esclarecer suas dúvidas sobre os Planos e benefícios do Postalis.

Central de Atendimento

0800 879 0300

Sede do Postalis

Centro Empresarial Brasília Shopping
SCN, Quadra 05, Bloco A, Torre Sul – sala 401
Asa Norte – CEP 70.715 – 900
Brasília – Distrito Federal

CNPJ: 00.627.638/0001-57

Horário de atendimento: 8:00 às 18:00.

Telefone: 3003-3669

@2022 Postalis. Todos os direitos reservados.

logo_freepik-branca