UNIVERSO POSTALIS

O Universo Postalis é o canal por meio do qual o Postalis apresenta o seu Programa de Educação Financeira e Previdenciária. Aqui, você encontrará conteúdos sobre previdência e finanças com linguagem simples e educativa

Você sabe o que são Cotas Previdenciárias?

Você sabia que as cotas previdenciárias são muito importantes para a evolução do seu saldo de contas e na rentabilidade do patrimônio de um plano? Cada plano de benefício, pelo princípio da segregação patrimonial, tem sua própria cota previdencial que pode ser calculada na periodicidade diária, semanal ou mensal.

As cotas previdenciárias são usadas para a entrada (“compra”) e saída (“venda”) de cotas dos planos de benefícios. As contribuições pessoais e patronais recebidas nos planos são convertidas em quantidade de cotas, ou seja, são divididas pelo valor da cota vigente na data base de competência, o que resultará no número de cotas adquiridas que será “somado ao estoque” existente para quem já faz parte do plano. Similarmente ao procedimento de compra de cotas, quando um participante está em recebimento de benefício de aposentadoria, o valor pago também é convertido em cotas dividindo-se o valor do benefício pelo valor da cota na data do pedido, que resultará em quantidade de cotas a ser “diminuída do estoque”.

No mercado em geral, o Patrimônio Líquido é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil dos ativos e passivos pertencente aos acionistas ou cotistas. Toda contabilidade apresenta em suas demonstrações a movimentação e saldos do Patrimônio dos Sócios, sendo no nosso segmento previdenciário representado pelos saldos de contas dos Participantes, apresentado na conta Patrimônio de Cobertura do Plano de Benefícios.

A entidade antes de iniciar o cálculo, deve proceder o fechamento das contas Patrimoniais, respaldadas e evidenciadas por documentos idôneos e por controles das áreas de origem, sendo eles: i) controle de saldos de contas pela área financeira; ii) todos os valores recebíveis devem possuir controles adequados a fim de validarem a composição dos saldos apresentados na contabilidade; iii) a entidade deve apresentar os controles dos saldos de contas dos exigíveis operacionais e contingenciais.

O valor do cálculo da Cota segue a fórmula abaixo, modelo também utilizado para atualização das carteiras de investimentos:
A valorização da Cota ocorre pela rentabilidade líquida apurada na valorização do Patrimônio Líquido do Plano, podendo ser diária ou mensal. O que valoriza a cota é a rentabilidade líquida do grupo a ser calculado podendo ser por Plano, Perfil ou Submassa.

Após todos os controles feitos, é realizado o cálculo da cota e com os valores apurados a área de previdência e contábil do Postalis pode realizar a atualização do patrimônio de cada participante e com isso atualizar o Patrimônio Líquido de cada plano.

No Postalis, o valor da cota é liberado próximo ao 15º dia de cada mês, passando primeiramente pelos trâmites e análises das áreas de risco, apreçamento de ativos, governança de investimentos e da contabilidade.

Para maiores esclarecimentos sobre o assunto, leia a matéria “2° GUIA DE REFERÊNCIA PARA CÁLCULO DE COTAS DE PLANOS DE BENEFÍCIOS ADMINISTRADOS PELAS EFPC” no link: https://www.abrapp.org.br/produto/guia-de-referencia-para-calculo-de-cotas-de-planos-de-beneficios/.

Entre em contato

Caso necessário, você pode enviar uma mensagem para esclarecer suas dúvidas e solicitar informações sobre o Universo Postalis e os serviços oferecidos pelo Instituto.

@2019 Universo Postalis. Todos os direitos reservados.