Na manhã do dia 02 do corrente mês (julho), na sede do Postalis (Brasília), o interventor Walter Parente, acompanhado dos gerentes das áreas de Controladoria, Controles Internos e Compliance, Recursos Humanos, Comunicação e Relacionamento, e Auditoria Interna, deu posse aos três membros do Comitê de Auditoria (COA).
Esse comitê, vinculado ao Conselho Deliberativo da entidade e obrigatório para as Entidades Sistemicamente Importantes (ESI), foi instituído pela Resolução CNPC 27/2017 combinada com a Instrução Previc 03/2018. Seus membros, selecionados entre profissionais de mercado, são: José Wanderlei Leite, Carlos Augusto Pereira e Marcos André Prandi. Os contratados detêm ampla experiência de auditoria, investimentos, contabilidade e controles internos em organizações públicas e privadas, bem como em entidades do segmento de previdência complementar.
O COA tem as seguintes atribuições básicas: elaboração de relatórios com informações sobre a efetividade dos controles internos do Postalis, com evidenciação das deficiências detectadas; a efetividade da auditoria independente e da auditoria interna, inclusive com relação à verificação do cumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis à entidade, além de seus regulamentos e códigos internos, com evidenciação das deficiências detectadas; recomendações, quando couber, à Diretoria Executiva, especificando as não acatadas, com as respectivas justificativas; e ainda, manifestações sobre a adequação das demonstrações contábeis às práticas contábeis adotadas no Brasil e normas editadas pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e pela Previc.
Com esse ato, o Postalis dá mais um passo no sentido de fortalecer sua governança corporativa e adequar-se às melhores práticas de gestão, tudo isso com o único propósito de resgatar a sua imagem perante os associados.