Notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Postalis

Esclarecimento sobre Carteira Imobiliária

Imprimir e compartilhar

Em relação à publicação de nota na edição nº 2184 da revista ISTO É, sobre “temor” infundado de má gestão do fundo de pensão Postalis, tal divulgação expôs desnecessariamente a instituição e, por esta razão, o Postalis publica, a seguir, as devidas explicações:

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Diretoria Executiva do Postalis esclarece que os imóveis vendidos por este fundo de pensão integravam o patrimônio de um dos planos de benefícios administrados pelo Instituto e correspondiam a  1,48% do  patrimônio do plano. O processo de venda foi debatido nos últimos cinco anos, de forma transparente, no âmbito do Conselho Deliberativo,  o qual congrega representantes da empresa patrocinadora (Correios) e dos participantes (eleitos pelo voto direto). Em 2004, o  Conselho já havia decidido que o Postalis não investiria mais em imóveis.

A venda dos imóveis foi, inclusive, divulgada no Relatório Anual 2010, que está publicado em nosso site www.postalis.org.br, disponível para consulta pública desde abril de 2011. Esclarecemos que a venda, feita com autorização expressa do Conselho Deliberativo, foi vantajosa para o Postalis, que obteve valor acima do total mínimo avaliado por empresas independentes (documentos à disposição).

Portanto, a venda de tais ativos, de forma alguma, motiva qualquer “temor” de que o “fundo esteja sendo mal administrado, colocando em risco o pagamento (da suplementação) das aposentadorias”, como diz a nota publicada por Isto É.

Em relação ao edifício-sede, que se encontra em área degradada da cidade de Brasília/DF, o Postalis informa que a edificação necessita de muitas reformas, o que consumiria cerca de 50% do valor do edifício. Com a venda, o Instituto dedicará atenção à construção ou aquisição de imóvel mais adequado à sua operação.

Para concluir, cabe ressaltar que o desempenho do Postalis tem sido satisfatório, superando a meta atuarial obrigatória (INPC + 6% ao ano) a ser atingida para assegurar a saúde financeira dos planos de benefícios administrados. Em relação ao Plano Benefício Definido, a rentabilidade auferida nos últimos dez anos é de 436,14%, valores acumulados até julho/2011 (para meta atuarial de 322,82%). Em referência ao outro plano, chamado PostalPrev, que teve seu início em 2005, a rentabilidade é de 109,61%, valores acumulados até julho/2011, superior, portanto, à meta do período de 104,01%.

Colocamo-nos à disposição dos participantes, caso explicações adicionais sejam necessárias.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação do Postalis

——————————————————————–

Nota publicada por ISTO É:

Funcionários dos Correios reúnem-se na quarta-feira 21 contra a venda dos imóveis do Postalis, fundo de pensão da ECT, inclusive o edifício-sede em área nobre em Brasília. Temem que o fundo esteja sendo mal administrado, colocando em risco as aposentadorias.

Fale conosco

Entre em contato para esclarecer suas dúvidas sobre os Planos e benefícios do Postalis.

Central de Atendimento

0800 879 0300

Sede do Postalis

Centro Empresarial Brasília Shopping
SCN, Quadra 05, Bloco A, Torre Sul – sala 401
Asa Norte – CEP 70.715 – 900
Brasília – Distrito Federal

CNPJ: 00.627.638/0001-57

Horário de atendimento: 8:00 às 18:00.

Telefone: 3003-3669

@2022 Postalis. Todos os direitos reservados.

logo_freepik-branca