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Resposta à ADCAP Nacional

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Em resposta à matéria “Ponto e Contraponto” publicada no site da ADCAP Nacional no dia 05/05/2015, o Postalis esclarece:

1-      Ao contrário do que afirma a matéria, a  atual diretoria do Postalis trabalha diuturnamente em prol dos planos de benefícios que administra;

2-      É verdade que grande parte dos problemas apresentados pelo plano BD saldado é decorrente de investimentos feitos no passado;

3-      A afirmação de que a atual gestão é incapaz de corrigir os problemas ao longo do tempo não procede. Conforme já respondemos à ADCAP anteriormente, durante o último ano muito foi  feito no sentido de  aprimorar a governança do Instituto e melhorar os resultados dos investimentos, como por exemplo:

a)      Revisão da Política de Investimento contemplando melhores práticas;

b)    A redução da alçada do Diretor Financeiro para decisão sobre os investimentos de 2%  para 1% dos recursos garantidores dos planos;

c)    A criação da Gerência de Riscos;

d)    A Implementação da segregação de funções, possibilitando a mitigação de riscos e evitando possíveis conflitos de interesses;

e)    A implementação do Manual de Investimentos, um guia de boas práticas na gestão de recursos com o objetivo de sistematizar a gestão de investimentos,  melhorando os controles e a segurança do processo;

f)     A criação do boletim Postalis em Números, que permite aos participantes  acompanhar de perto os dados da gestão dos planos e é, inclusive, fonte de insumos para os questionamentos presentes na publicação em questão;

g)    Renegociação das taxas de administração com os gestores dos fundos de investimentos visando a redução das taxas praticadas, com êxito em muitas dessas tratativas;

h)    Seleção de novos gestores;

i)      Melhoria na qualidade do risco de crédito, uma vez que serão consideradas apenas as classificações de agências internacionais de rating (Moody’s, Standard & Poors e Fitch);

j)      Aquisição de aproximadamente R$ 2 bilhões em Notas do Tesouro Nacional , marcados na curva, ou seja, que só serão resgatados na data de seus vencimentos;

k)    Resgate, no período de dezembro de 2013 a janeiro de 2014, de mais de R$ 600 milhões de fundos de investimentos com baixa rentabilidade para aplicação em títulos públicos federais;

l)      Transferência de recursos de doze fundos que não entregavam a rentabilidade prometida para a carteira própria do Instituto, em setembro de 2014. Esse movimento que  irá gerar uma economia de aproximadamente R$ 10 milhões/ano em taxas de administração;

m)  Propositura de ação judicial contra o  BNY Mellon  para reverter  perdas no Fundo Brasil Sovereign II, até o momento com decisões favoráveis ao Instituto;

n)    Cobrança judicial de todos os ativos provisionados contabilmente para possíveis perdas.

4-  Muito se tem feito também para melhorar a transparência da gestão como a publicação de esclarecimentos no site sempre que o Postalis é citado na imprensa; o envio de e-mails aos participantes e assistidos,  aos sindicatos, associações de participantes e  entidades representativas com notas de esclarecimentos e informação sobre a publicação mensal do boletim Postalis em Números;  a realização de reuniões com participantes para tratar de assuntos relacionados aos planos de benefícios; a instituição de uma agenda bimestral de reuniões da Diretoria Executiva com as entidades representativas de empregados dos Correios.

5-      Esclarecemos  que o ajuizamento de ação regressiva contra ex-gestores depende de uma análise detida e meticulosa acerca de vários fatores, dentre os quais destacamos a existência de dolo e ou culpa, bem como os riscos de sucumbência etc. O Instituto está atento a essas questões e, apuradas responsabilidades, serão adotadas todas as medidas cabíveis contra todos os envolvidos.

Diretoria Executiva do Postalis

 

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