IRPF 2024: fique alerta aos golpes cibernéticos

CTIR Gov recomenda atenção redobrada na hora de baixar o aplicativo da Receita

Segundo o alerta do Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov), foram identificadas campanhas maliciosas, valendo-se da importância do tema Imposto de Renda e do início do período de entrega da declaração, induzindo usuários a baixar e instalar aplicativos falsos a partir das diferentes lojas de aplicativos para dispositivos móveis (Google Play Store para dispositivos Android ou App Store para dispositivos iOS).

O Postalis enfatiza que todas as informações, orientações e programas referentes ao IRPF estão publicados exclusivamente no endereço oficial da Receita Federal do Brasil (RFB), disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda

Os aplicativos oficiais da RFB para aparelhos celulares estão disponíveis em:
https://apps.apple.com/br/app/receita-federal/id1558883724

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.economia.receita.rfb

Recomendamos que redobrem os cuidados em relação a ataques de engenharia social, boas práticas de navegação segura na Internet, utilização segura de dispositivos móveis e tentativas de phishing utilizando a temática IRPF.

IRPF 2024: Postalis orienta participantes sobre entrega da Declaração

Começa hoje o período de entrega para a declaração do Imposto de Renda em 2024

O prazo se encerra no dia 31/05 e as suas contribuições ao Postalis também deverão constar das informações preenchidas na declaração. Participantes, aposentados e pensionistas que receberam benefício de Auxílio-doença, Pensão Alimentícia descontada em folha, e ainda, ex-participantes que receberam Resgate ao longo de 2023 precisam declarar IRPF 2024.

A declaração é obrigatória para o contribuinte com rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 no ano passado. As regras e as novidades deste ano estão disponíveis no site da Receita.

O Instituto fornece toda a orientação necessária para que você evite cair na malha fina. Acompanhe as nossas plataformas e fique por dentro das informações, afinal de contas, o Postalis existe para facilitar a sua vida.

Clique e veja mais informações: https://www.postalis.org.br/informe-de-rendimentos-2023-irpf-2024-veja-como-obter/

Postalis participa da LIVE da Adcap Nacional sobre o PED 2020

Entidade representativa toma iniciativa para esclarecer seus associados e  sanar as principais dúvidas sobre o futuro do PBD.

A Diretoria Executiva e técnicos do Postalis participaram na noite desta quarta-feira (13), de live transmitida pelo canal no YouTube da Adcap Nacional – Associação dos  Profissionais dos Correios, esclarecendo os pontos principais do Plano de Equacionamento de Déficit (PED) do Plano de Benefício Definido (PBD).

A live apresentou os procedimentos de aprovação do PED, detalhando as datas e exigências cumpridas, mostrando o histórico de resultados técnicos do PBD desde 2015 até novembro de 2023, quando o PED foi implementado, e fazendo uma síntese das mudanças no regulamento do plano. Ambos os regulamentos, o novo e o antigo, estão disponíveis no site do Postalis (clique aqui). Na área restrita, acessada por senha pelos participantes e assistidos, também há um quadro comparativo com cada item alterado.

Na sessão de perguntas e respostas, foram esclarecidos temas como a abrangência do equacionamento (que é total, com ele o plano voltou ao equilíbrio e iniciou 2024 sem déficit), sobre os prazos de pagamento das contribuições extraordinárias (a princípio vitalícias, mas que podem ser reduzidas ou mesma extintas a depender dos resultados futuros do plano) e sobre os cálculos das alíquotas (feitos e revisados por consultorias especializadas), entre outros.

Clique aqui e assista a LIVE na íntegra:  https://www.youtube.com/watch?v=o9eT_hyDn3I

Clique aqui e assista a live do POSTALIS na íntegra e compartilhe o link com outros participantes e assistidos do PBD: https://www.youtube.com/watch?v=o9eT_hyDn3I

Diretoria do Postalis prestigia seminário de 15 anos da Previc

Instituto contribui para o setor de forma estratégica ao pensar e atuar como uma das maiores entidades de previdência fechada do País

A Diretoria-Executiva do Postalis, composta pelo presidente, Camilo Fernandes dos Santos, o diretor de Gestão Previdencial, Walison de Melo Costa, e o diretor de Investimentos, Carlos Alberto Zachert, participa nesta quarta-feira (13/03), em Brasília, do seminário promovido pela Previc – Superintendência Nacional de Previdência Complementar.

Foto: Giovana Bellingrodt/Previc
Foto: Giovana Bellingrodt/Previc

O evento celebra 15 anos de fundação da autarquia e conta com as presenças do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, do ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, do diretor-superintendente da Previc, Ricardo Pena, além dos presidentes das associações que representam as Entidades de Previdência Complementar (Abrapp) e os participantes de planos de previdência (Anapar), Jarbas Antônio de Biagi e Marcel Barros, respectivamente.

Como uma das maiores entidades de previdência fechada do País, o Postalis contribui para pensar o setor de forma estratégica. “Estamos aqui para debater o fomento à previdência complementar fechada, segurança jurídica, investimentos sustentáveis e as evoluções tecnológicas e institucionais em curso para aumentar a eficiência do sistema, sempre em prol de melhores serviços para nossos participantes e assistidos”, afirma o presidente Camilo dos Santos.

O setor de previdência complementar é responsável pela gestão de R$ 1,26 trilhão, cerca de 12% do PIB do Brasil, e é formado por 271 entidades. Elas abrigam 8,3 milhões de participantes, assistidos e dependentes que, apenas em 2023, receberam R$ 101,4 bilhões em benefícios.

Abrapp parabeniza Postalis pela Semana de Educação Previdenciária e Financeira

Diretor-presidente escreve que ações estão alinhadas às da associação pelo fomento do segmento

A Semana de Educação Previdenciária e Financeira (SEPF) realizada pelo Postalis em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro recebeu o reconhecimento público da associação que representa o segmento de fundos de pensão no Brasil, a Abrapp. Em carta, o Diretor-Presidente da associação, Jarbas Antônio de Biagi, parabenizou o Instituto “pelo êxito alcançado”, segundo ele, “um sucesso fácil de prever considerando não apenas os resultados conseguidos nas edições anteriores do evento, mas especialmente levando em conta a reconhecida capacidade realizadora do Instituto.”

A Abrapp também destacou o alinhamento das ações do Postalis com o esforço da associação de ampliar as chances de fomento da previdência complementar fechada no Brasil. “Recebemos esse reconhecimento com enorme satisfação pois é mais uma sinalização de que o Postalis voltou a ser uma entidade respeitada no mercado, devido a uma gestão ética e voltada para os participantes e assistidos, razão de ser do Instituto”, afirma o presidente do Instituto, Camilo Fernandes dos Santos.

O sucesso desses eventos só é possível graças a parceria entre Postalis e a patrocinadora Correios. “Trata-se de uma iniciativa que veio após o entendimento entra a direção das duas entidades sobre a necessidade de valorizar cada vez mais o participante, seja ele assistido ou da ativa”, finaliza.

“Nosso objetivo é, justamente, ampliar a compreensão sobre este benefício que é tão importante para trabalhadores e que não pode ficar restrito a pessoas mais acostumadas com investimentos”, avalia o diretor de Investimentos do Postalis, Carlos Alberto Zachert.

“O interesse das pessoas, lotando os auditórios e fazendo perguntas, demonstra que a demanda por informação de qualidade e transparente é grande, então estamos no caminho certo”, completa o diretor de Gestão Previdencial, Walison de Melo Costa.

Postalis lança edital para eleições nos Conselhos Deliberativo e Fiscal

Chapas poderão se inscrever de 11 a 18/3 para representar participantes na administração do Instituto

A Comissão Eleitoral do Postalis divulgou hoje o edital com as regras para as eleições diretas de representantes de participantes na administração do Instituto. Serão duas vagas de titulares para o Conselho Deliberativo e uma para o Conselho Fiscal, cada posto com seus respectivos suplentes. As chapas poderão se inscrever de 11 a 18/3 e a votação, em turno único, será aberta no dia 29/4 e vai até o dia 6/5, às 18h, horário de Brasília/DF. 

O edital, juntamente com o regulamento, calendário eleitoral e formulários, estão disponíveis no hotsite das eleições: https://postalis2024.eleja.com.br/. Neste mesmo endereço serão divulgados os currículos e propostas dos candidatos (no campo Palanque) e será realizada a votação, totalmente online. As chapas inscritas poderão fazer campanhas no período de 28/3 até às 18h do dia 6/5.

Terão direito a voto todos os participantes e assistidos dos planos PBD e/ou Postalprev que estejam com seus dados cadastrais atualizados no Instituto até o dia 23/4. Por isso, é muito importante que os eleitores confiram os seus dados cadastrais no Postalis Online (https://postalisonline.postalis.org.br/), ou entrem em contato pela Central de Atendimento, pelo telefone 0800 879 0300. Cadastros feitos após as 18h do dia 23/4 não estarão aptos a participar da votação.

O voto é facultativo e secreto e, para garantir a segurança do procedimento, cada eleitor receberá uma senha individual para usar no hotsite no período de votação.  As chapas que somarem mais votos em cada colegiado serão declaradas vencedoras.

De forma democrática, a Comissão Eleitoral é formada por membros do Postalis, Correios e associações que representam participantes e assistidos: ADCAP, FENTECT, FINDECT e FAACO. Estes membros são responsáveis por acompanhar todo o processo. A apuração será feita na sede do Instituto, em Brasília, na presença de todos os integrantes da Comissão, e divulgados assim que encerrado o período eleitoral, de forma prévia. Será disponibilizado um período de recursos e, após os trâmites necessários e a realização de auditoria independente, os resultados serão anunciados de forma definitiva.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: comissaoeleitoral@postalis.com.br

Acompanhe os canais de comunicação do Postalis para ficar informado sobre todas as etapas. E não deixe de exercer seu direito de votar e escolher seus representantes nos Conselhos do Instituto.

Informe de Rendimentos 2023 – IRPF 2024: veja como obter

Documento está disponível desde o dia 28 de fevereiro no Postalis Online e no App.

Para os participantes Ativos e que não receberam benefício do Postalis em 2023, suas informações serão fornecidas pelos Correios.

A Declaração de Imposto de Renda retido na Fonte – DIRF abrange todos os Assistidos (Aposentados e Pensionistas), participantes que receberam Benefício de Auxílio-doença, Pensão Alimentícia descontada em folha, e ainda, nossos ex-participantes que receberam Resgate ao longo de 2023.

Além das informações de benefícios, também podem estar disponíveis:

– Descritivo de pagamento de Empréstimo;
– Descritivo de pagamento da UNIMED;
– Descritivo de recolhimento contributivo de Autopatrocínio;
– Descritivo de recolhimento contributivo efetuado fora de folha de pagamento.

Para obter o informe, basta acessar o Postalis Online ou o App (disponível para download nas lojas de aplicativos), fazer o login com matrícula e senha e selecionar a opção desejada.

Acesse aqui um PDF contendo orientações importantes.

A declaração é obrigatória para o contribuinte com rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 no ano passado.

As regras e as novidades deste ano estão disponíveis no site da Receita. (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda)

O período da declaração do Imposto de Renda será de 15/03/2024 a 31/05/2024. É importante ficar atento ao prazo de entrega da declaração, pois o contribuinte que não cumprir o prazo estará sujeito a penalidades. A multa para quem enviar o formulário com atraso pode chegar a 20% do imposto devido. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Postalis homenageia o Dia Internacional da Mulher

Data comemorativa reforça o apoio do Instituto à inclusão e à diversidade no seu Quadro Funcional

No início da previdência complementar fechada no Brasil, na década de 70, o mercado de trabalho era formado majoritariamente por homens, consequentemente, os participantes dos fundos de pensão compunham um público quase exclusivamente masculino. Com o passar dos anos e a ascensão das mulheres em diversos papéis profissionais, essa realidade está sendo transformada. A mudança em curso, que agrega diversidade, respeito e novos conhecimentos ao segmento, é celebrada pelo Postalis neste Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Hoje, segundo dados da Abrapp, 35% dos ativos que contribuem em planos da previdência complementar fechada no País, como os oferecidos pelo Postalis, são mulheres. Elas também são 29% do total de aposentados e quase 91% das beneficiárias de pensão dessas entidades.

Além da presença como participantes e assistidas, o Postalis conta com um corpo gerencial que mescla as diferentes experiências e habilidades de mulheres e homens. Elas comandam gerências de Benefícios, Relacionamento com Participantes, Jurídica, Comunicação, Recursos Humanos e Ouvidoria, por exemplo, além de coordenarem áreas de Atendimento ao Participante, Empréstimos e Financiamentos.

O Conselho Deliberativo conta com duas mulheres suplentes, ambas indicadas pelos Correios. No Conselho Fiscal, há uma titular e uma suplente indicadas pelo patrocinador, além de uma suplente eleita pelos próprios participantes dos planos PBD e Postalprev.

Recentemente, a atual gestão do Postalis deu início às discussões com o objetivo de criar um grupo de trabalho para ampliar a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho, baseado na experiência de sucesso do patrocinador. É um marco histórico que, entre os objetivos, buscará ampliar os espaços destinados a mulheres de diferentes raças e faixas etárias.

A todas as mulheres, o Postalis envia o seu respeito e agradecimento. Parabéns!