Notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Postalis

Interventor recebe associações de aposentados

Imprimir e compartilhar

O interventor do Postalis, Walter de Carvalho Parente, recebeu nesta terça-feira (15/11), em Brasília, representantes das associações de aposentados dos Correios de diversos estados (CE, BA, DF, GO, MG, RN, RS, SC e SP) atendendo solicitação da FAACO – Federação dos Aposentados, Aposentáveis e Pensionistas dos Correios e Telégrafos.

O encontro foi aberto pelo presidente da FAACO, Jesuíno de C. Caffé Filho, que destacou a preocupação e a ansiedade dos aposentados em relação ao futuro do Instituto. Segundo Jesuíno, “o Postalis é a garantia de qualidade de vida para os aposentados e pensionistas”.

A intervenção e suas razões

Walter Parente foi questionado sobre os motivos que levaram a PREVIC a determinar a intervenção. Ele voltou a frisar que foram estritamente técnicos e sem cunho político, como algumas pessoas querem sugerir. Para o interventor, diversos foram os fatores que embasaram a decisão, “alguns (fatores) explícitos conforme a Nota Técnica da PREVIC descreveu como falta de governança, registros contábeis irregulares e gestão temerária. Outros (fatores) foram implícitos e ligados à necessidade da real precificação dos ativos dos planos”, ressaltou. Walter destacou que alguns motivos eram inclusive do conhecimento dos participantes, considerando as diversas publicações na imprensa sobre os investimentos do Postalis nos últimos tempos.

FAACO_associa_reuniao_web

Questionado sobre a razão da PREVIC não ter determinado a intervenção anteriormente, Walter Parente preferiu “não entrar no mérito”. Disse, entretanto, que a ausência da medida à época, não justifica que ela não seja adotada agora. Ele tornou a destacar a extrema importância e necessidade da intervenção neste momento para o Instituto. Sobre a atual situação das entidades nas quais atuou como interventor, Parente disse que todas estão em pleno funcionamento.

Perguntado sobre como vê “a fotografia do Instituto” desde sua chegada, tendo em vista sua experiência como interventor em diversas entidades, Walter disse ter encontrado uma situação muito negativa. Contudo, destacou “ver luz no fim do túnel”, e fez questão de reforçar que a intervenção objetiva preservar o Plano BD. “A primeira coisa a ser feita é determinar o real valor dos investimentos”, ponderou.

Órgãos estatutários e eleições

Ao falar sobre o encerramento dos mandatos dos órgãos estatutários, Parente disse que “é a Lei Complementar 109/01 que assim determina”, e lembrou que, ao final do processo, uma nova eleição será convocada. Ainda segundo ele, “durante o período de intervenção, o interventor passa a ser o tutor dos interesses dos 140 mil participantes do Postalis” e “tem por dever de ofício falar a verdade”.

Em relação ao trabalho da Comissão de Inquérito instaurada no dia 20/10, o interventor ressaltou que as investigações não irão se restringir aos últimos 12 meses, devendo alcançar anos anteriores.

Fim dos Núcleos Regionais

Os representantes dos aposentados questionaram recente publicação do Postalis, que cita o estudo do Grupo de Apoio à Gestão para a substituição dos Núcleos Regionais por uma Central de Atendimento (Call Center) aliada ao autoatendimento online. Eles externaram a preocupação e o descontentamento que a medida pode trazer.FAACO_associa_reuniao3_web

Walter Parente fez questão de apresentar os membros do grupo aos representantes dos aposentados. O Grupo de Apoio explicou que o objetivo do estudo é oferecer um serviço de atendimento mais ágil e assertivo, e que ao mesmo tempo reduza significativamente os custos, seguindo tendência já adotada em outros fundos de pensão. O interventor atento às colocações apresentadas solicitou que a FAACO indique 03 nomes para, juntamente com o Grupo de Apoio, possam propor e discutir uma solução viável para o assunto.

Apoio e Portabilidade

Walter Parente encerrou o encontro sugerindo aos representantes dos aposentados e pensionistas que não deem crédito aos argumentos contrários à intervenção. Segundo ele, “os fatos falam por si só, especialmente no caso do Postalis com seu histórico conturbado.” Ele reafirmou que “o compromisso da PREVIC é com os participantes dos planos de benefícios, bem como, com a sustentabilidade da entidade”. Estas informações partem de pessoas que foram afetadas pela perda dos mandatos ou em matérias da imprensa por eles pautadas, e afirmam que a PREVIC, como órgão federal fiscalizador, não tem competência ou credibilidade para levar a intervenção adiante.

O interventor solicitou que as entidades busquem sensibilizar também os participantes ativos para que não façam a portabilidade dos seus recursos, “pois isso enfraquece ainda mais a entidade”.

Apesar de muito preocupados com a situação do Instituto, os representantes declararam apoio à intervenção.

Fale conosco

Entre em contato para esclarecer suas dúvidas sobre os Planos e benefícios do Postalis.

Central de Atendimento

0800 879 0300

Sede do Postalis

Centro Empresarial Brasília Shopping
SCN, Quadra 05, Bloco A, Torre Sul – sala 401
Asa Norte – CEP 70.715 – 900
Brasília – Distrito Federal

CNPJ: 00.627.638/0001-57

Horário de atendimento: 8:00 às 18:00.

Telefone: 3003-3669

@2022 Postalis. Todos os direitos reservados.

logo_freepik-branca