Notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Postalis

Troca de Apólice do Seguro de Vida

Imprimir e compartilhar

Na semana passada, o Postalis deu início a uma pesquisa para saber a opinião dos segurados sobre a mudança na apólice de seguro de vida em grupo vigente. Desde o início da enquete, temos recebido vários questionamentos sobre o assunto. Separamos as perguntas mais frequentes para compartilhar aqui com todos os segurados:

1- Por que a mudança agora? 

Em 11/09/2018, o Postalis recebeu uma correspondência da atual seguradora, a AXA, informando que em virtude do significativo aumento do risco da apólice, seria necessário alterar as condições comerciais, sendo uma das alternativas a majoração do prêmio pago pelos segurados ainda este ano. Houve tentativa de negociação, porém sem sucesso.

Outra alternativa seria a redução do valor da corretagem. Tendo em vista que a apólice vigente paga uma taxa de corretagem bem acima do que se pratica no mercadoo Postalis tentou negociar com a corretora a revisão dessas taxas. Porém, após inúmeras tentativas, o Instituto só conseguiu contato com a corretora quando registrou reclamação na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Diante das circunstâncias relatadas e ainda em atenção aos pontos de auditoria registrados pela AUDIT (Auditoria dos Correios), o Postalis deu início ao trabalho de cotação para a contratação de novas corretora e seguradora.

Após todo o processo, a melhor proposta que conseguimos é a que foi apresentada aos participantes no quadro comparativo disponível no site https://segurodevida.eleja.com.br/ . Com um custo de corretagem menor, foi possível estipular um prêmio sem alterações significativas de condições comerciais vigentes com a AXA, e sem que o segurado tivesse qualquer perda de cobertura do capital segurado.

2- Por que vocês estão nos consultando?

Estamos fazendo a consulta porque a Circular SUSEP nº 317, de 12/01/2016, em seu art. 4º, determina que, para a rescisão antecipada do contrato é necessária a anuência prévia de, no mínimo, três quartos do grupo segurado. Vale ressaltar que o vencimento da apólice será em abril de 2019.

3- Tenho o mesmo seguro há anos, por que vão mudar agora?

Desde 1989, o Postalis oferece a seus participantes a oportunidade de participar de um seguro de vida em grupo. Essa modalidade de seguro permite que tenhamos melhores condições, tanto no pagamento de prêmios (contribuições mensais), como nas coberturas (indenizações por sinistro). Para oferecer esse serviço, o Instituto firma contrato com empresas seguradoras.

Ao longo de todo o período em que o seguro vem sendo oferecido aos participantes, já tivemos contratos com diversas seguradoras:

  • De 1989 a 2008 – Vera Cruz/Mapfre;
  • De 2008 a 2013 – Sul América;
  • De 2013 a 2016 – ACE;
  • Desde 2016 – AXA.

A consulta que o Postalis está fazendo é para propor a mudança da atual seguradora para a Liberty Seguros, por entender que a apólice oferece mais benefícios aos segurados e ressarce, de forma mais justa, o custo que Postalis tem com a administração da apólice.

4- Qual o custo de administração que o Postalis tem? Por que vocês falam que vai diminuir?

A equipe do Postalis executa muitas atividades relacionadas ao seguro, como a consignação em folha, cobranças, emissão de boletos, faz atendimentos telefônicos e pelo Fale Conosco, é citada como parte em ações judiciais, dentre outras. Todos esses serviços prestados geram custos para o Instituto.

Atualmente, para a realização desses serviços a corretora nos paga um valor que não cobre os custos e que não é reajustado há anos. Caso o novo contrato se concretize, a seguradora pagará diretamente ao Postalis um pró-labore, calculado sobre o total do prêmio. Por isso é que dizemos que o custo do Instituto será menor, pois seremos remunerados de forma justa para prestar os serviços.

5- O prêmio que pagamos por mês será o mesmo?

O prêmio mensal pago pelo segurado será o mesmo da apólice atual; entretanto, com aumento da cobertura para alguns riscos.

6- Qual a diferença entre a cobertura de doenças terminais que temos e essa de invalidez funcional da nova proposta?

A apólice proposta tem cobertura de IFPD (Invalidez Funcional Permanente por Doença), enquanto a apólice vigente oferece cobertura de DT (Doença Terminal). As doenças em estágios terminais estão devidamente amparadas na cobertura de IFDP.

A cobertura de DT (Doença Terminal) vigente na atual apólice antecipa 30% do capital em vida e, após o óbito, 70% aos beneficiários. Na apólice proposta, a antecipação é de 100% do capital em vida.

7- É verdade que a seguradora paga uma comissão de 100% do primeiro prêmio? Para quem vai esse dinheiro?

É prática comum no mercado, que as corretoras recebam um percentual sobre o valor do primeiro prêmio que a seguradora receberia a título de taxa de agenciamento. No caso da nova apólice, não haverá agenciamento.

 

Postalis_banco_setembro_177

Fale conosco

Entre em contato para esclarecer suas dúvidas sobre os Planos e benefícios do Postalis.

Central de Atendimento

0800 879 0300

Sede do Postalis

Centro Empresarial Brasília Shopping
SCN, Quadra 05, Bloco A, Torre Sul – sala 401
Asa Norte – CEP 70.715 – 900
Brasília – Distrito Federal

CNPJ: 00.627.638/0001-57

Horário de atendimento: 8:00 às 18:00.

Telefone: 3003-3669

@2022 Postalis. Todos os direitos reservados.

logo_freepik-branca