Notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Postalis

STJ entende que participante de previdência complementar precisa se desligar do emprego para receber benefício

Imprimir e compartilhar

Para se ter direito à aposentadoria da previdência complementar, o trabalhador precisa se desligar do emprego na instituição patrocinadora do plano de previdência, mesmo que esse tenha sido instituído antes da Lei Complementar 108/2001, que criou a regra do fim do vínculo empregatício. Esse é o entendimento da Quarta turma do Superior Tribunal de Justiça (“STJ”).

Como esse questionamento é comum entre os participantes do Postalis, a divulgação da decisão do STJ visa assegurar que todos tenham as informações necessárias para avaliar se devem ou não ingressar com ações reivindicando a aposentadoria, sem o preenchimento dos requisitos exigidos pelo regulamento do plano pela legislação.

Com essa decisão, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça acolheu Recurso Especial nº 1415501 da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), que se recusou a conceder o benefício de aposentadoria a um trabalhador sob o argumento de ser indispensável o seu desligamento da patrocinadora.

O Instituto tem ciência que muitos participantes ajuizaram demandas pleiteando esse benefício, certamente,  induzidos por terceiros e desconhecendo seus direitos de fato.  Essa atitude pode ser muito frustrante e onerosa para o participante com a imposição de pagamento das custas do processo e honorários advocatícios e também para o plano que é onerado com despesas para defesa do plano de benefícios.

No caso em questão, o funcionário da Petrobras se aposentou pelo INSS, mas continuou trabalhando. O Tribunal de Justiça de Sergipe, seguindo decisão da primeira instância, determinou que fosse observada a regra vigente no momento da adesão do empregado ao plano de previdência complementar. Naquela época, a única exigência era a aposentadoria por  tempo de serviço pelo INSS.

O mesmo acontece no Postalis.  A regra vigente exige que o participante tenha se desligado da patrocinadora para requerer o benefício de aposentadoria.

De acordo com o relator da matéria no STJ, ministro Luis Felipe Salomão, a exigência do desligamento tem o objetivo de manter o equilíbrio econômico dos planos. Ele afirmou que a vedação ao recebimento de benefício complementar sem que tenha havido o rompimento do vínculo trabalhista, tendo em vista as mudanças no ordenamento jurídico, não é desarrazoada.

O Postalis tem o mesmo entendimento e a Gerência Jurídica tem se posicionado no sentido que a finalidade principal dos Planos de Benefícios é a de suplementar o benefício oficial para que, após a aposentadoria,  os participantes/assistidos possam manter o padrão de vida semelhante ao que possuíam quando da ativa. O desligamento da patrocinadora era uma exigência implícita de conhecimento do Participante quando da adesão ao Plano, pois a legislação, à época, estabelecia como condição instransponível para concessão de aposentadoria oficial, o desligamento do emprego.

Portanto, a Diretoria Executiva entende que a decisão do STJ confirma que a atuação do Postalis está em harmonia com legislação previdenciária complementar e com os regulamentos dos Planos de Benefícios, pautada na defesa dos interesses do Instituto e dos Planos de Benefícios que administra e, por conseguinte, de todos seus participantes e patrocinadores.

Fale conosco

Entre em contato para esclarecer suas dúvidas sobre os Planos e benefícios do Postalis.

Central de Atendimento

0800 879 0300

Sede do Postalis

Centro Empresarial Brasília Shopping
SCN, Quadra 05, Bloco A, Torre Sul – sala 401
Asa Norte – CEP 70.715 – 900
Brasília – Distrito Federal

CNPJ: 00.627.638/0001-57

Horário de atendimento: 8:00 às 18:00.

Telefone: 3003-3669

@2022 Postalis. Todos os direitos reservados.

logo_freepik-branca